O xadrez está no centro da cultura pop. Segundo a Federação Internacional de Xadrez (FIDE), quase 1 bilhão de smartphones no mundo têm algum tipo de jogo de xadrez baixado. No Google, as buscas pelo termo "jogo de xadrez" dispararam em 300% no último trimestre de 2020. Isso tudo em virtude do fênomeno cultural representado por "O Gambito da Rainha" , minissérie original mais vista da Netflix em 2020 e considerada uma das melhores do ano pela crítica especializada.

O Gambito da rainha
Divulgação/Netflix
O gambito da Rainha motivou um aumento de interesse exponencial por xadrez

Ambientada no mundo do xadrez , a produção teve repercussão cataclísmica para quem vive nesse universo. De acordo com o site Salon , o enxadrista e mestre Levy Rozman saiu de uma média de 70.000 views diárias na plataforma de vídeos Twitch para 500.000 pouco tempo depois de a série ter sido lançada — o vídeo mais popular, é claro, tem a ver com a produção da Netflix: “Como Jogar O Gambito da Rainha”.

Leia também: iG lança página gratuita de games com curadoria da gigante digital Azerion

A história é uma adaptação do romance homônimo de Walter Tevis, publicado em 1983 e inspirado na carreira do campeão americano Bobby Fischer. Heath Ledger, morto em 2008, tinha adquirido os direitos da história e pensava em estrear na direção, além de estrear, com esse material.

A ação se passa nos anos 1950-1960 e narra a ascensão meteórica de uma órfã de Kentucky, Beth Harmon, propensa a vícios, no mundo do xadrez, então quase exclusivamente masculino.

Jogue xadrez a qualquer momento

É possível se divertir jogando xadrez online , mesmo sem baixar o jogo em seu smartphone. Você pode jogar no PC ou em qualquer outro dispositivo conectado à internet no Joque Aqui, plataforma de games do iG desenvolvido pela Azerion. O Chess Casual , em que o usuário enfrenta o computador, é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Clique aqui para jogar !

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!