Pesquisa revela que 48% dos pacientes relatam flacidez na pele do rosto após perda de peso por uso de medicamentos
prnewswire.com
Pesquisa revela que 48% dos pacientes relatam flacidez na pele do rosto após perda de peso por uso de medicamentos

De acordo com levantamento feito pela Galderma , a flacidez da pele no rosto é frequentemente impactada após a perda de peso, sendo percebida nos primeiros meses após o início do tratamento para emagrecer

SÃO PAULO , 25 de março de 2025 /PRNewswire/ -- O mercado global de medicamentos para perda de peso está em alta e projetado para alcançar US$ 100 bilhões em vendas até 2030, de acordo com relatório da JP Morgan 1 . Apesar da crescente popularidade, o que muitas pessoas que usam remédios para emagrecer, em especial os análogos de GLP-1, não sabem é que esse tipo de tratamento pode ocasionar mudanças na aparência do rosto.

De acordo com um novo estudo 2 da Galderma, conduzido com mais de 1.000 pessoas que usam medicamentos análogos de GLP-1 (homens e mulheres entre 25 e 65 anos) no Brasil, Estados Unidos, Europa e Oriente Médio, quase metade (48%) dos entrevistados relatou mudanças significativas no rosto, devido ao tratamento para perda de peso 2 . Ainda segundo a pesquisa, a flacidez da pele no rosto é frequentemente observada após a perda de peso, com mudanças tipicamente aparecendo entre 3 e 6 meses após o início do tratamento (em 45% dos respondentes), e às vezes até antes, entre 1 e 2 meses (28% de quem participou da pesquisa) 2 .

"Quando falamos sobre a perda de peso pelo uso de medicamentos, em especial os análogos de GLP-1, algumas das principais alterações que vemos no rosto resultam numa sensação de 'derretimento facial', que está associada à maior percepção de flacidez da pele do rosto, e que pode ser amenizada com a ajuda dos procedimentos estéticos injetáveis. Isso pode acontecer por diversos fatores, entre eles, a perda de colágeno, elastina e outros componentes essenciais, que impactam não só a firmeza da pele, mas também o volume e contorno facial", comenta Fabio Saito, cirurgião plástico (CRM-SP 172421) e diretor de Educação Médica da Galderma no Brasil e na América Latina.

A pesquisa da Galderma ainda revela que 62% dos pacientes entrevistados procuram orientação médica em busca de procedimentos que possam devolver o aspecto firme e natural da pele 2 . Segundo o Dr. Fabio, os tratamentos mais indicados nesses casos são os bioestimuladores de colágeno e os preenchedores à base de ácido hialurônico. "Enquanto o primeiro restaura a firmeza e sustentação da pele, reduzindo assim a sua flacidez, o segundo ajuda na reestruturação facial e reposição de áreas de perda volumétrica. A Galderma conta com as duas opções em seu portfólio, Sculptra® e a linha Restylane®, reconhecidos por sua eficácia e segurança, que podem ser associados, em um mesmo protocolo, a fim de otimizar os resultados", explica.

Sculptra®  é eficaz para melhorar a qualidade, restaurar a firmeza e trazer de volta a sustentação 3-4 da pele. Isso porque, mais do que um bioestimulador, Sculpra® regenera a pele em sua totalidade, por ser o único do mercado com ação regenerativa integral 5-6,a,b , ativando as células a produzir mais colágeno e elastina, duas proteínas que ajudam a manter a firmeza, elasticidade e viço da pele, além de ter ação sobre genes que modulam adipócitos. O procedimento estimula a produção do colágeno na pele em 66,5% 7 , em média, e melhora a qualidade da elastina em 34% 8,c além de ter duração comprovada de mais de 2 anos 9 .

Restylane®  se destaca por ser o primeiro ácido hialurônico de origem não-animal a ser lançado no mundo. Ele é reconhecido por proporcionar resultados personalizados 10-14,d e naturais na opinião dos especialistas 15 , além de ter efeito duradouro de até 18 meses 16,e

Uma das regiões impactadas por esse processo de emagrecimento a partir de medicamentos é o terço inferior da face. Pensando nisso, neste mês, a Galderma lançou o Restylane® Shaype TM , ácido hialurônico injetável que trará novas possibilidades de tratamentos estéticos para essa área, com foco no queixo. "Essa é uma região que já é procurada por quase ¼ dos pacientes que buscam tratamentos estéticos injetáveis, mas ainda pouco realizada. Com esse novo produto, conseguimos corrigir alterações estruturais importantes que melhoram o contorno facial do terço inferior, região que pode ser muito afetada pela flacidez e perda de peso", complementa o Dr. Fabio.

Paciente afirma melhora na qualidade da pele após procedimentos estéticos

Priscilla Garcia , de 46 anos, comenta como o tratamento com Sculptra® e Restylane® ajudou a melhorar sua autoestima, após processo de emagrecimento em que perdeu 55kg, no período de um ano. "Como já tinha emagrecido bastante, comecei a notar como o meu rosto estava com um aspecto 'caído', chegando a me passar uma sensação de uma aparência mais envelhecida, o que me incomodava muito. Foi nessa época que, junto com a minha dermatologista, fizemos o tratamento nas regiões mais flácidas do meu rosto, como as bochechas e o queixo. O procedimento ajudou a melhorar 100% a minha autoestima. Hoje olho as fotos do antes e depois e vejo a diferença que ele trouxe para a qualidade da minha pele", comenta.

"Pacientes que passam por um processo de perda de peso abrupta, além da perda de gordura, que já é esperado, também sofrem toda uma alteração na estrutura da própria pele, mudando a organização do colágeno e da elastina. Por isso, usamos o bioestimulador de colágeno, que ajuda na formação de novas fibras de colágeno, mais densas e de melhor qualidade, associado ao ácido hialurônico injetável, que contribui na reestruturação dos pontos de sustentação e restaurar áreas onde houve perda volumétrica", explica a dermatologista Priscilla Sarlos (CRM-RJ 5288506-1), profissional que atendeu a paciente Priscilla Garcia .

Vale ressaltar que a aplicação de Sculptra® e Restylane® deve ser feita por um profissional de saúde habilitado à prática de injetáveis.

a. Único bioestimulador do mercado com ação comprovada sobre genes que modulam adipócitos (jovens (brancos)) - dados apurados até dezembro/24

b. Sculptra® estimula a produção de colágeno e elastina e ativa genes associados à modulação de adipócitos

c. Melhora observada através de biópsia tecidual no 3º mês e se manteve até o 6º mês após a última aplicação.

d. Géis com flexibilidade e firmeza variadas que permitem a personalização do tratamento.

e. Estudo com Restylane Volyme, N=60 pacientes

Referências

1. JP Morgan report. The increase in appetite for obesity drugs. November 2023

2. Galderma MAC Research. 2024

3. Bohnert K et al. Randomized, Controlled, Multicentered, Double-Blind Investigation of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Improving Skin Quality. Dermatol Surg. 2019 May;45(5):718-724.

4. Machado Filho CDS et al. PolyLlactic acid: a biostimulating agent. Surg Cosmet Dermatol 2013;5(4):345­-50. 

5. Waibel J et al. A Single Center, Double-Blinded, Split-Body, Randomized Clinical Trial of Injectable Poly-L-Lactic Acid for Volumization and Adipogenesis of the Hip Dell. Dermatologic Surgery. 2024.50(11):S166-S171 

6. Galderma. Data on file (MA-60875) 

7. Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E. Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-lactic acid. Dermatol Surg. 2013 Jun;39(6):915-22. 

8. Galderma. Data on file (MA-60875) 

9. Narins RS, Baumann L, Brandt FS, Fagien S, Glazer S, Lowe NJ, Monheit GD, Rendon MI, Rohrich RJ, Werschler WP. A randomized study of the ecacy and safety of injectable poly-L-lactic acid versus human-based collagen implant in the treatment of nasolabial fold wrinkles. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62. 

10. Philipp-Dormston WG, Wong C, Schuster B, Larsson MK, Podda M. Evaluating Perceived Naturalness of Facial Expression After Fillers to the Nasolabial Folds and Lower Face With Standardized Video and Photography. Dermatol Surg. 2018 Jun;44(6):826-832. 

11. Edsman K, Nord LI, Ohrlund A, Lärkner H, Kenne AH. Gel properties of hyaluronic acid dermal fillers. Dermatol Surg. 2012 Jul;38(7 Pt 2):1170-9. 

12. Rzany B, Cartier H, Kestemont P, Trevidic P, Sattler G, Kerrouche N, Dhuin JC, Ma YM. Full-face rejuvenation using a range of hyaluronic acid fillers: efficacy, safety, and patient satisfaction over 6 months. Dermatol Surg. 2012 Jul;38(7 Pt 2):1153-61. 

13. Segura S, Anthonioz L, Fuchez F, Herbage B. A complete range of hyaluronic acid filler with distinctive physical properties specifically designed for optimal tissue adaptations. J Drugs Dermatol. 2012 Jan;11(1 Suppl):s5-8. 

14. Ohrlund A. New method to study the balance of firmness and flexibility for HA fillers. Pôster apresentado no AMWC 2019. 

15. Data on File.  Message Recall Aesthetics. HSR Health. Maio 2021. *Pesquisa realizada pelo segundo ano consecutivo, 2021(n=141) e 2022 (n=150) 

16. Talarico S, Meski AP, Buratini L, Manela-Azulay M, Simpson H, Sidou F, Kerrouche N. High Patient Satisfaction of a Hyaluronic Acid Filler Producing Enduring Full-Facial Volume Restoration: An 18 

Sobre a Galderma

A Galderma é uma das empresas líderes em dermatologia, presente em aproximadamente 90 países. Oferecemos um portfólio inovador, embasado em ciência, com marcas e serviços premium que abrangem todo o universo do mercado dermatológico em rápido crescimento, por meio dos negócios de Estética Injetável e Skincare Dermatológico & Dermatologia Terapêutica. Desde a nossa fundação, em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano - a pele - atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores, em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, por entender que a pele em que estamos molda nossas vidas. Para mais informações: www.galderma.com

Cision View original content: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/pesquisa-revela-que-48-dos-pacientes-relatam-flacidez-na-pele-do-rosto-apos-perda-de-peso-por-uso-de-medicamentos-302411046.html

FONTE Galderma

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!