
Apenas 45% dos homens com incontinência urinária fazem tratamento desta condição, segundo dados da pesquisa TENA: incontinência urinaria e hábitos de saúde masculina.
SÃO PAULO , 13 de março de 2025 /PRNewswire/ -- O Dia da Incontinência Urinária, 14 de março, coloca em destaque um tema cercado por tabus e comum entre a sociedade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), cerca de 10 milhões de brasileiros apresentam algum grau de incontinência urinária, condição presente em 45% das mulheres e 15% dos homens com mais de 40 anos. No recorte do público masculino, menos da metade (45%) já fez ou faz tratamento para reverter a situação, segundo dados da pesquisa TENA: Incontinência urinária e hábitos de saúde masculina, realizada pela MindMinders sob encomenda de TENA, número 1 mundial em produtos para incontinência urinária adulta, marca da Essity, líder global em higiene e saúde.
Os escapes, geralmente pequenos e ocasionais, ocorrem de maneira inesperada e em diferentes momentos do dia a dia, como ao se levantar para ir ao banheiro ou ao espirrar. A pesquisa também aponta que 68% dos homens entrevistados relatam que as perdas espontâneas de urina interferem bastante em sua rotina diária, com impacto na sua confiança e no bem-estar. Para muitos, o uso de alternativas improvisadas e não recomendadas é frequente: 41% já utilizaram papel higiênico, 23% fizeram o uso de duas cuecas simultaneamente e 20% usaram absorventes femininos.
De acordo com Maria Alice Lelis , enfermeira consultora da marca TENA e doutora em Ciências da Saúde pela Unifesp, a incontinência urinária exige uma abordagem cuidadosa e adaptada para cada tipo de pessoa. "Essa condição tem impacto direto na qualidade de vida, por isso, é essencial que se busque orientação especializada para o melhor tratamento em cada caso, e para escolher os produtos adequados, dependendo do nível de perda urinária", afirma.
"Para quem possui mobilidade e apresenta escapes de urina leve ou moderado, pode utilizar os modelos de absorventes, masculinos ou femininos. As pants (roupas íntimas descartáveis) são ideais para pessoas ativas com incontinência urinária moderada ou severa, pois garantem conforto e discrição, enquanto as pessoas acamadas podem se adaptar melhor ao uso de fraldas", explica. "A marca TENA oferece produtos desenvolvidos especificamente para a incontinência urinária, com alta capacidade de absorção e controle de odor, permitindo maior liberdade e conforto aos pacientes, com adaptações para a anatomia masculina e feminina", afirma Maria Alice .
DIA DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
A criação do Dia Nacional da Incontinência Urinária, celebrado em 14 de março, e da Semana Nacional para Prevenção e Tratamento da Incontinência Urinária, que ocorre de 14 a 21 de março, tem como objetivo principal sensibilizar a população sobre essa condição presente na vida de mais de 10 milhões de brasileiros. A data busca conscientizar sobre os sinais da incontinência, a importância do diagnóstico precoce e os tratamentos adequados, além de reduzir os estigmas relacionados ao tema.
Existem três tipos principais de incontinência urinária. A de esforço ocorre quando há perda de urina ao realizar atividades físicas, como tossir, rir ou levantar pesos. Já a incontinência de urgência é caracterizada pela vontade súbita e intensa de urinar, resultando em escapes de urina, antes de a pessoa conseguir chegar ao banheiro. Por fim, a incontinência mista combina os sintomas dos dois tipos.
TENA tem a missão de quebrar tabus sobre esse tema para promover a qualidade de vida das pessoas, assim como oferecer soluções, enquanto a cura definitiva não acontece. A empresa oferece uma linha completa de produtos para os diferentes níveis de escapes de urina, como os absorventes e as pants (roupa íntima descartável) para pessoas com mobilidade e as fraldas para aqueles que estão acamados, contribuindo para maior conforto, dignidade e bem-estar.
Sobre a Essity
A Essity é uma empresa líder global em higiene e saúde. Todos os dias, nossos produtos, serviços e soluções são usados por um bilhão de pessoas em todo o mundo. Nosso objetivo é quebrar barreiras pelo bem-estar dos consumidores, pacientes, cuidadores, clientes e da sociedade. Estamos presentes em aproximadamente 150 países com as marcas líderes globais TENA e Tork, e outras marcas fortes, como Actimove, Cutimed, JOBST, Knix, Leukoplast, Libero, Libresse, Lotus, Modibodi, Nosotras, Saba, Tempo, TOM Organic e Zewa. Em 2024, a Essity teve vendas de aproximadamente 146 bilhões de coroas suecas (13 bilhões de euros) e empregou 36.000 pessoas. A sede da empresa está localizada em Estocolmo, na Suécia, e a Essity está listada na Nasdaq Stockholm. Saiba mais no site da Essity.
View original content to download multimedia: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/tena-e-dia-da-incontinencia-urinaria-condicao-e-mais-comum-em-mulheres-mas-tabu-e-maior-entre-os-homens-menos-da-metade-busca-tratamento-302401379.html
FONTE TENA