Diretor da empresa Nova Gestões, Lincoln Brunkow Junior
Nova Gestões
Diretor da empresa Nova Gestões, Lincoln Brunkow Junior

SÃO PAULO , 18 de dezembro de 2024 /PRNewswire/ -- O prejuízo causado por golpes envolvendo pix e boletos falsos no Brasil já supera as perdas financeiras com fraudes de cartão de crédito ou roubo/furto de celular. No total, segundo as últimas estimativas do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Datafolha, em 12 meses, esse valor chegou a R$25,5 bilhões. Esses documentos fraudulentos, que imitam boletos bancários reais, têm levado milhares de consumidores a enviarem pagamentos diretamente para contas de criminosos. Já o número de pessoas que afirmam ter sido vítimas chega a 32%, de acordo com a Serasa Experian.

De olho nesse cenário alarmante, a Nova Gestões, líder no setor de negociação de dívidas, criou uma nova plataforma para validar boletos e proteger os consumidores desse tipo de fraude. A ferramenta promete trazer segurança para transações financeiras, ajudando as pessoas a identificarem documentos suspeitos antes de realizar os pagamentos. Segundo o diretor da empresa, Lincoln Brunkow Junior , a ideia é proporcionar confiança ao cliente durante o processo de quitação de dívidas: "Recuperar a credibilidade e a autoestima das pessoas por meio de chat, e-mail ou qualquer outro canal que faça o cliente ter segurança nas transações e se sentir à vontade para discutir os casos é o nosso maior objetivo."

A utilização da ferramenta é super simples. Basta o cliente que recebeu um boleto de renegociação acessar o validador de boleto da Nova Gestões e digitar o código de barras que o sistema irá confirmar se é um boleto válido, ou uma provável fraude. O processo é simples, rápido e o melhor: gratuito.

Como evitar fraudes em boletos?
"Os consumidores precisam desconfiar de ofertas muito vantajosas e de canais de comunicação não usuais, como mensagens de WhatsApp enviadas por números desconhecidos. A atenção aos detalhes é o primeiro passo para evitar prejuízos", alerta Brunkow. Para ajudar os consumidores a não caírem neste tipo de armadilha, o diretor compartilha dicas essenciais:

Checar os códigos do boleto:  Certifique-se de que os primeiros dígitos do código de pagamento correspondem ao código do banco correto. Além disso, o código deve ser exatamente igual nos números da parte superior e inferior do boleto. Use o site www.codigobanco.com  para verificar os números bancários.

Cuidado com vírus: Mantenha seu computador seguro! Malwares como o Bolware podem direcionar seu pagamento para a conta do hacker. Use um bom software de segurança e faça varreduras periódicas.

Ficar alerta com domínios errados: Desconfie de e-mails com domínios públicos (@aol, @hotmail, @gmail, @outlook, etc.). Empresas legítimas usam seus próprios domínios para comunicação.

Verificar os dados do beneficiário : Sempre confira o nome, CNPJ e outros dados do recebedor no boleto. Informações divergentes são um sinal de alerta. Os três primeiros números correspondem ao código do banco emissor. Verifique se eles coincidem com o nome do banco informado no documento.

Observar o código de barras : Emitir boletos por canais oficiais : Sempre gere boletos diretamente nos sites ou aplicativos das empresas. Evite abrir documentos enviados por e-mail ou mensagens sem confirmação prévia.

Avaliar a forma de envio: Desconfie de boletos enviados por e-mail ou mensagens de texto sem aviso prévio ou sem solicitação. Verifique se o remetente é um canal oficial da empresa. Em caso de dúvidas, entre em contato direto com a instituição.

Analisar a qualidade do documento: Compare o boleto com outros que você já recebeu da mesma empresa. Verifique a qualidade do layout, logotipos e fontes. Alterações sutis ou má qualidade gráfica podem ser indícios de falsificação.

Tecnologia para mais segurança

" A plataforma da Nova Gestões não apenas valida os boletos, mas também educa os consumidores sobre os principais sinais de fraude. Com a crescente sofisticação dos golpes, iniciativas como essa são fundamentais para aumentar a segurança nas transações financeiras", complementa o diretor.

O que fazer se for vítima de um golpe?
Se o consumidor identificar que foi vítima de um boleto falso, a recomendação é registrar um Boletim de Ocorrência imediatamente e reunir todas as evidências do golpe, como e-mails e comprovantes de pagamento. Segundo especialistas, ações rápidas aumentam as chances de recuperação do valor perdido.

Com iniciativas como a nova plataforma da Nova Gestões, é possível reduzir os prejuízos e devolver a confiança aos consumidores. "Segurança e credibilidade são pilares de nosso trabalho com a plataforma da Nova Gestões. Queremos empoderar as pessoas para que retomem o controle das suas finanças com tranquilidade", conclui Lincoln.

Link para o validador: https://validador.novagne.com.br

Conheça mais da Nova Gestões em www.novagne.com.br

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FONTE NOVA GESTÕES - ASSESSORIA FINANCEIRA

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