Competição nacional é realizada pelo Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), com sede em São Paulo (SP), em parceria com a Cesar School , Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha. Inscrições vão até 19 de agosto e o vencedor brasileiro irá competir a final na Alemanha
SÃO PAULO , 8 de agosto de 2024 /PRNewswire/ -- O Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), com sede em São Paulo (SP), em parceria com a Cesar School , instituição de ensino superior da capital pernambucana; o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, realiza o Falling Walls Lab Brazil 2024 .
Falling Walls Lab Brazil é uma competição de âmbito nacional, realizada anualmente, que visa premiar os projetos inovadores e de destaque nas categorias de Ciência & Tecnologia. O evento de premiação dos vencedores da edição 2024 será realizada em 27 de setembro, em Recife (PE). Os (as) candidatos (as) vencedores (as), de fora de Recife , terão ajuda de custo para deslocamento e hospedagem na capital pernambucana, em formato de reembolso. As inscrições para participar do concurso vão até 19 de agosto.
A competição é dividida em três etapas. Na primeira fase, 15 projetos serão selecionados para serem apresentados, obrigatoriamente em inglês, para o júri, em Recife. Na segunda etapa, o mesmo júri escolherá o melhor projeto, a ser premiado com uma viagem, com tudo pago, para Berlim, na Alemanha. Na terceira etapa, o (a) candidato (a) participará da final global do Falling Walls Lab, no dia 7 de novembro, representando o Brasil juntamente com até 100 outros competidores (as) ao redor do mundo. Por fim, o júri de especialistas locais, durante evento on-line, anunciará o campeão, ou campeã global.
O Falling Walls Lab Brazil 2024 é aberto a diferentes perfis de participantes. São eles, estudantes matriculados em universidades, instituições de pesquisa e inovação, empreendedores científicos, representantes de empresas, centros acadêmicos e fundações.
Os candidatos(as) podem ser de qualquer área, mas devem estar com vínculo ativo a uma instituição de ensino superior. Outra possibilidade para participação é que o candidato tenha concluído a pesquisa inscrita no concurso nos seguintes prazos: graduação há no máximo dez anos, mestrado há sete ou o doutorado há cinco anos.
Não poderão participar aqueles candidatos que já se inscreveram em outras edições e chegaram a ser pré-selecionados. Antes da apresentação dos projetos, prevista para o dia 27 de setembro, a Cesar School oferecerá um treinamento on-line de pitch para os selecionados. Tanto em Recife , quanto em Berlim, o público presente também poderá opinar e escolher seus projetos favoritos.
Serviço:
Prêmio
: FALLING WALLS LAB BRAZIL
2024
Inscrições:
abertas até 19/08/2024
Etapa brasileira em Recife
: 27/09/2024.
Final em Berlim
: 07/11/2024
Mais informações e Inscrições
: https://apply.falling-walls.com/lab/apply/brazil/apply/
Conheça os vencedores de 2023
A edição de 2023 do Falling Walls Lab Brazil, realizada em São Paulo (SP) em uma parceria com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) , premiou em primeiro lugar uma plataforma web que usa aprendizado de máquina para detectar notícias falsas, idealizada pelo estudante Denis Tavares da Silva , da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec – Ourinhos).
Vencedores
Além do estudante Denis da Silva
, o vice-campeão, Elias Barbosa
, então estudante de Biomedicina na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e Bruna Enne
, que ficou na terceira colocação, estudante da Universidade de São Paulo (USP) também foram para a Alemanha, representando o Brasil.
Durante seu pitch, Silva citou estudos que mostrariam que as pessoas têm 70% mais chance de compartilhar uma notícia falsa do que uma verdadeira, já que as fake news apelam para o senso de urgência e, frequentemente, são afinadas com viés de confirmação do usuário. No aplicativo desenvolvido pelo estudante, chamado ITT – Is That True? ("Isso é verdade?", em português), os leitores colam o texto sobre o qual tem dúvidas (postagens do X – antigo Twitter – trechos de reportagens e até matérias inteiras), e o sistema responde com a probabilidade de a notícia ser falsa ou não. Para tanto, o ITT usa aprendizado de máquina para detectar inconsistências, e, ao final, ainda sugere outros artigos verdadeiros sobre o tema. Segundo Silva , a taxa de precisão na identificação de uma fake news chegou a 94,62% na fase de protótipo.
Elias Barbosa
Barbosa, por sua vez, ficou na segunda colocação com o projeto "Breaking the Wall of Lifelong Tropical Diseases", em que propunha uma abordagem multifuncional para a leishmaniose e a hanseníase. A partir de células-tronco pluripotentes induzidas, vindas do próprio paciente, Barbosa trabalhou para desenvolver um modelo experimental que estimule a geração de terapias regenerativas personalizadas e de curativos, a fim de tratar a doença e suas sequelas.
Bruna Enne
Em terceiro lugar, houve um empate entre Bruna Enne
, com o projeto "Sinaliza Enem", que prepara estudantes surdos para o vestibular e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com auxílio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de uma metodologia própria, e Caio Teixeira
, da Unifesp, com um dispositivo tátil vibrante para as bengalas usadas por deficientes visuais.
Sobre o prêmio
O Falling Walls Lab é uma competição de pitch
e um fórum de networking de classe mundial que reúne um grupo diversificado e interdisciplinar de estudantes e profissionais em início de carreira, oferecendo um palco para ideias inovadoras em nível global e local. Nossos formatos multifacetados apoiam nossos participantes na condução de suas inovações e no desenvolvimento de suas habilidades de comunicação, promovendo a colaboração e criando um espaço para que nossa comunidade impactante e sustentável prospere.
https://falling-walls.com/lab
Sobre Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo)
Ciência e inovação são áreas reconhecidas pela Alemanha e pelo Brasil como essenciais para garantir o desenvolvimento econômico, social e ambiental sustentável. Com a inauguração do Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo) em 2012, por iniciativa de seu Ministério Federal das Relações Externas (AA), a Alemanha deu um importante passo para estreitar os laços de 50 anos com os parceiros brasileiros na ciência e pesquisa.
O DWIH São Paulo promove não só a visibilidade dos locais de inovação alemães no Brasil, assim como a sinergia e troca entre instituições de ambos os países – especialmente em São Paulo, o maior centro brasileiro de pesquisa e de empresas alemãs fora da Alemanha. O DWIH São Paulo reúne, em um só espaço, representantes de diversas instituições alemãs de pesquisa e fomento, evidenciando a Alemanha como uma parceira de excelência e com alta competitividade nas áreas de ciência e inovação.
Como um importante ponto de contato entre pessoas e instituições do Brasil e da Alemanha na área de ensino superior, ciências, pesquisa e inovação científica, o DWIH São Paulo contribui através do seu trabalho para o desenvolvimento social e científico sustentável entre os dois países.
https://www.dwih-saopaulo.org/pt/dwih-sao-paulo/
Informações para imprensa: Capital Informação
Equipe de Atendimento:
Maria Luiza Gonçalves [email protected]
Adriana Athayde
[email protected]
Luciane Bernades
[email protected]
www.capitalinformacao.com.br
View original content: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-premio-falling-walls-lab-brazil-2024-de-inovacao-ciencia-e-tecnologia-302217173.html
FONTE Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH São Paulo)