Proteja suas unhas da micose com práticas diárias simples e eficazes
SÃO PAULO , 19 de junho de 2024 /PRNewswire/ -- Com a chegada do inverno, muitas pessoas acabam negligenciando os cuidados com as unhas, o que pode aumentar a incidência de micose. A Sociedade Brasileira de Dermatologia* (SBD) explica que "micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, as unhas e outras regiões. Elas são particularmente frequentes nos trópicos, onde as condições de calor e umidade favorecem o desenvolvimento dos fungos". No entanto, durante as estações mais frias, como o inverno, também é necessário ter alguns cuidados especiais.
A médica dermatologista Daniela Ribeiro (CRM-SC0010925) ressalta: "mesmo no inverno, é crucial manter uma rotina de cuidados com as unhas. A umidade resultante do uso de calçados fechados por longos períodos pode criar um ambiente propício para o desenvolvimento de fungos. Desta forma, manter as unhas limpas e secas é fundamental para evitar micoses".
Para evitar esse problema comum durante os meses mais frios, siga as dicas abaixo:
1 - Mantenha os pés secos e arejados
No inverno, é comum o uso de botas fechadas e meias grossas, que podem criar um ambiente quente e úmido, propício para o desenvolvimento de fungos.
"Prefira meias de algodão, que absorvem melhor o suor, e evite usar o mesmo par de sapatos ou botas todos os dias. Sempre que possível, deixe os pés 'respirarem' em casa", explica o dra. Daniela Ribeiro .
2 - Use calçados adequados
A dermatologista enfatiza: "evite sapatos apertados ou
desconfortáveis , pois podem causar
microtraumas nas unhas, facilitando a entrada de fungos. No dia a dia ou dentro de casa, opte por calçados que permitam a ventilação dos pés".
3 - Higiene em dia com as unhas e calçados
A higienização constante é um passo fundamental para prevenir a proliferação de fungos e manter a saúde das unhas e dos pés em dia.
"Além de manter as unhas sempre cortadas, lave e seque bem os pés, especialmente entre os dedos, para evitar a proliferação de fungos. Use toalhas limpas e evite compartilhá-las com outras pessoas. Além disso, sempre mantenha a higienização dos sapatos e meias", aconselha a dermatologista Ribeiro.
4 - Cuidados ao frequentar salões de beleza e compartilhar itens pessoais
Para as mulheres e homens que costumam fazer as unhas em salões de beleza, a dra. aconselha: "certifique-se de que os salões que você frequenta esterilizam corretamente os utensílios usados nas unhas. Se preferir, leve seus próprios materiais para evitar qualquer risco de contaminação".
5 - Atenção aos sinais
Caso perceba alterações na cor, espessura ou formato das unhas, procure um dermatologista. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz.
Produtos antifúngicos para tratamento
Caso, mesmo seguindo esses passos, a micose aparecer, existem no mercado produtos que podem ser aplicados diretamente nas unhas, combatendo os fungos. Esses medicamentos dermatológicos ajudam a manter as unhas saudáveis e livres de micose, proporcionando uma proteção eficaz contra infecções fúngicas.
Um destes tratamentos é Loceryl ®1 , o esmalte antifúngico número 1 composto por amorolfina, que é capaz de penetrar nas camadas mais profundas das unhas e combater diferentes fungos causadores da micose. Com apenas uma aplicação semanal 2** , garante efeitos de longa duração por até 7 dias, podendo chegar até duas aplicações neste periodo 3 .
Além disso, o tratamento com Loceryl ® ainda permite a aplicação de esmaltes cosméticos*** sem que haja perda de sua eficácia.
Seguindo essas orientações, você poderá manter suas unhas saudáveis e livres de micose durante o inverno. Para mais informações, consulte um especialista.
* https://www.sbd.org.br/doencas/micose-2/#:~:text=Micoses%20s%C3%A3o%20infec%C3%A7%C3%B5es%20causadas%20por,para%20o%20desenvolvimento%20dos%20fungos
.
**Uma única aplicação do esmalte fornece proteção por uma semana.
***necessário aguardar 10 minutos para aplicação do esmalte cosmético
1.
Loceryl ®
Esmalte
(cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036.
GALDERMA BRASIL LTDA.
/LOCERYLESM-MB02_22/SAC: 0800 015 5552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.
2.
Endringer Pinto F, Bagger C, Kunze G, et al. Visualisation of penetration of topical antifungal drug substances through mycosis-infected nails by matrix-assisted laser desorption ionisation mass spectrometry imaging. Mycoses. 2020 Aug;63(8):869-875.
3.
Sigurgeirsson B, Ghannoum MA, Osman-Ponchet H, et al. Application of cosmetic nail varnish does not affect the antifungal efficacy of amorolfine 5% nail lacquer in the treatment of distal subungual toenail onychomycosis: results of a randomised activecontrolled study and in vitro assays. Mycoses. 2016 May;59(5):319-26
Sobre a Galderma
A Galderma é líder na categoria dedicada ao avanço de soluções para o cuidado da pele, presente em aproximadamente 90 países. Fornecemos um portfólio inovador e baseado em ciência com marcas e serviços premium que abrangem todo o espectro de dermatologia em rápido crescimento por meio de Estética Injetável, Skincare Dermatológico e Dermatologia Terapêutica. Desde a nossa fundação, em 1981, dedicamos nosso foco e paixão ao maior órgão do corpo humano – a pele –, atendendo às necessidades individuais de consumidores e pacientes com resultados superiores em parceria com profissionais de saúde. Estamos avançando a dermatologia para cada história de pele, porque entendemos que a pele em que estamos molda nossas histórias de vida. O portfólio de marcas emblemáticas da Galderma inclui Restylane e Sculptra em Estética Injetável; Cetaphil, Dermotivin e Alastin em Skincare Dermatológico; além de Benzac e Loceryl em Dermatologia Terapêutica. Para mais informações: www.galderma.com.br
View original content to download multimedia: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/saiba-o-que-fazer-para-evitar-a-micose-de-unha-durante-o-inverno-302177234.html
FONTE Galderma