Itaipu encerra participação no 10º Fórum Mundial da Água
prnewswire.com
Itaipu encerra participação no 10º Fórum Mundial da Água

Empresa binacional trouxe iniciativas de sucesso na gestão de recursos hídricos para o evento internacional

FOZ DO IGUAÇU, Brasil , 3 de junho de 2024 /PRNewswire/ -- O 10º Fórum Mundial da Água, realizado em Bali , Indonésia, foi concluído em 25 de maio com o lançamento da Declaração Ministerial sobre "Água para a Prosperidade Compartilhada". Participaram da reunião delegações de 106 países e 27 organizações internacionais. Uma delegação da Itaipu Binacional participou do evento, mostrando suas iniciativas bem-sucedidas na gestão de recursos hídricos.

Na quarta-feira (22), Carlos Carboni, Diretor de Coordenação da Itaipu, participou da sessão "Acelerando o Progresso do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (Água Potável e Saneamento) – Monitorando o ODS 6 e a Ferramenta ODS-PSS", organizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) no Pavilhão da América Latina. A sessão abordou diferentes maneiras de utilizar a ferramenta, que fornece informações sobre como os países podem avançar, considerando sua realidade e contexto, para atingir as metas do ODS 6. Itaipu apresentou seus esforços relacionados ao ODS 6 e como está implementando os ODS no território.

No painel "Pesquisa e Gestão para Segurança Hídrica", moderado pelo Ministério do Meio Ambiente nesta quinta-feira (23), o pesquisador Lucas Henrique Garcia , da Coordenação de Itaipu, discutiu o papel dos grandes empreendimentos hidrelétricos na promoção da segurança hídrica em suas quatro dimensões: humana, econômica, ecossistêmica e resiliência. Foram apresentados exemplos de atividades da Itaipu no território em áreas de saneamento e conservação de água e solo, promoção de usos múltiplos da água do reservatório e monitoramento de águas subterrâneas.

Também nesta quinta-feira (23), o diretor Carlos Carboni participou das sessões "Água Potável: Um Desafio para Comunidades Vulneráveis na América Latina", e Daniel Bartiko, da Divisão de Reservatórios de Itaipu, esteve presente na sessão plenária "Segurança Hídrica em um Futuro Incerto: Gestão Integrada de Recursos Hídricos (GIRH) e os Impactos das Mudanças Climáticas", onde compartilharam as experiências de Itaipu sobre esses temas.  

Na sexta-feira (24), Bartiko discutiu os usos múltiplos do Reservatório de Itaipu e como a implantação do zoneamento, utilizando ferramentas de geoprocessamento e modelagem hidrodinâmica, permite que essas atividades sejam realizadas de forma organizada, garantindo a conservação das matas ciliares e da biodiversidade para proteção dos recursos hídricos.

A participação de Itaipu foi concluída com o painel "Água, Sociedade e Mudanças Climáticas", moderado por Luiz Henrique Maldonado , da Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos do Departamento Técnico de Itaipu, e contou com a participação do Diretor de Coordenação e Moacir Schmengler, do Parque Tecnológico de Itaipu. A sessão teve como objetivo discutir como diferentes organizações da América Latina buscam entender os efeitos das mudanças climáticas e seus impactos nos recursos hídricos e nas questões sociais.

Itaipu também participou da sessão plenária "Condução do Compartilhamento de Dados e Governança", com Jussara Elias de Souza , da Divisão de Reservatórios de Itaipu. Newmar Wegner, do Parque Tecnológico de Itaipu, falou sobre "Inovação na Produção de Dados".

De acordo com a chefe do escritório de Itaipu em Brasília, Ligia Leite Soares , "o Fórum Mundial da Água reúne uma série de países para discutir e compartilhar práticas de gestão sustentável da água, incluindo formas de evitar conflitos causados por águas transfronteiriças, e Itaipu é um caso muito inspirador nesse sentido. Temos um exemplo concreto de cooperação internacional como solução para enfrentar os desafios globais da água, dada a gestão compartilhada de nossos recursos hídricos no Brasil e no Paraguai. Percebemos o interesse imediato de outros participantes do fórum quando compartilhamos a experiência de gestão hídrica da Itaipu Binacional ".

Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de capacidade instalada, Itaipu é líder global em geração de energia limpa e renovável, tendo produzido 3 bilhões de MWh desde 1984. Em 2023, representava cerca de 10% do fornecimento de energia elétrica do Brasil e 88% do Paraguai.

Foto -  https://mma.prnewswire.com/media/2428413/Credit_Alexandre_Marchetti_Itaipu_Binacional.jpg

View original content: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/itaipu-encerra-participacao-no-10-forum-mundial-da-agua-302162214.html

FONTE Itaipu Binacional

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!