Associação Prato Cheio recebe alimentos arrecadados na ação social da 38ª edição da APAS SHOW
prnewswire.com
Associação Prato Cheio recebe alimentos arrecadados na ação social da 38ª edição da APAS SHOW

  • Nesta terça-feira, 14, o economista Walter Belik, presidente da Prato Cheio, participa de debate sobre o tema "Desperdício zero de alimentos: o caminho para a sustentabilidade e competitividade"
  • ONG, com sede em São Paulo, viabiliza o acesso à alimentação adequada para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social e tem estande e faz palestra no maior evento de bebidas e alimentos das Américas, que acontecerá no Expo Center Norte

SÃO PAULO , 14 de maio de 2024 /PRNewswire/ -- A Associação Prato Cheio é uma das instituições beneficiadas na ação de responsabilidade social da 38ª edição da APAS SHOW — o maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo —, que acontece até 16 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo.  Com a iniciativa da APAS, toneladas de alimentos e produtos de higiene e limpeza arrecadados serão destinados a entidades da sociedade civil que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade. Além da Prato Cheio, as organizações não governamentais Amigos do Bem e Sesc Mesa Brasil serão atendidas na campanha da APAS, em sua 13ª edição.

Durante o evento da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a Prato Cheio tem um estande (no setor amarelo) no qual apresentará suas ações. A ONG estará representada pelo seu presidente, o economista Walter Belik , e toda a equipe da Prato Cheio. Belik é um dos palestrantes da APAS SHOW e participa da mesa "Desperdício zero de alimentos: o caminho para a sustentabilidade e competitividade", dia 14, às 16h.

O principal programa da Prato Cheio é o Rota Solidária, que recolhe alimentos, como verduras, legumes e frutas ainda frescos (que passam por rigorosa triagem com nutricionistas da associação) e são distribuídos para as entidades assistidas pela ONG, com o apoio de motoristas e ajudantes qualificados para a coleta. Uma ação alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e que contribui diretamente para o combate à fome (ODS 2), a promoção de cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11) e o consumo e produção responsáveis (ODS 12).

Para ter ideia da relevância do Rota Solidária, em 2023 a Prato Cheio coletou 653.508 quilos de alimentos, que beneficiaram 33.597 pessoas semanalmente; com 81 instituições atendidas em 58 rotas semanais e a participação de 85 empresas doadoras. Um total de mais de cinco mil toneladas desde a fundação da ONG.

As instituições sociais que recebem as doações atendem a diferentes públicos, como, por exemplo, moradores em situação de rua, idosos, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Esse aproveitamento dos alimentos significa ainda uma redução do descarte e dos resíduos urbanos.

"Nossa perspectiva é aumentar este ano em pelo menos 10% o número de toneladas de alimentos distribuídos", explica Nuria Chaim , gerente geral da entidade. 

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que do total de alimentos produzidos para consumo humano por volta de 14% são perdidos e 17% desperdiçados. Para o Brasil, o relatório "O Estado da segurança alimentar e nutrição no mundo", da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, indicou que no país 70,3 milhões e 21,1 milhões viviam em estado de insegurança alimentar moderada e grave, respectivamente.

Em abril, a Prato Cheio lançou a sua Plataforma Digital de Impacto Social e Ambiental, com o propósito de os doadores acompanharem as distribuições dos alimentos. Qualquer cidadão pode conhecer o trabalho da ONG. Basta acessar o endereço da plataforma, disponível em: https://pratocheio.org.br/plataforma-de-impacto/ .

Sobre a Associação Prato Cheio

A Associação Prato Cheio ( https://pratocheio.org.br/ ) é uma Organização Não Governamental, certificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). A entidade foi fundada em 2001 por um grupo de universitários que identificou um grande volume de alimentos desperdiçados no Mercado Municipal de São Paulo e passou a arrecadar e distribuí-los para entidades assistenciais. 

Em complementação ao aproveitamento de alimentos que seriam descartados, a Prato Cheio atua em mais dois eixos ligados à alimentação e ao meio ambiente: um vinculado a programas de educação como as Oficinas Solidárias , que visam educar para o combate ao desperdício e para as boas práticas no consumo de alimentos. E outro que trata da Educação para a Redução do Desperdício de Alimentos , com iniciativas para a promoção de sistemas de produção e comercialização mais eficientes visando à preservação do meio ambiente.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2412266/WAlter_Belik_mar_o_2023.jpg

View original content to download multimedia: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/associacao-prato-cheio-recebe-alimentos-arrecadados-na-acao-social-da-38-edicao-da-apas-show-302144845.html

FONTE Associação Prato Cheio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!