Pesquisa também aponta que para 84% dos consumidores, a alíquota justa de impostos a ser paga deve ser de até 20%, como já é praticado hoje no Programa Remessa Conforme
SÃO PAULO , 22 de fevereiro de 2024 /PRNewswire/ -- 90% dos consumidores brasileiros é a favor da redução da atual alíquota de 92% na compra de produtos acima de US$ 50 , é o que mostra pesquisa realizada pela consultoria Plano CDE. O estudo, encomendado pelo Grupo Alibaba , aponta os impactos da cobrança de tributos na decisão de compra dos clientes depois da implementação do Programa Remessa Conforme, com insights valisos sobre o comportamento do consumidor.
Impostos vs Competitividade
Dados da pesquisa mostram que 66% dos consumidores brasileiros desistiram de suas compras internacionais após a inclusão de taxas. Sobre as taxas cobradas em itens importados, 75% do público respondeu que é contrário aos aumentos dos impostos. Entre os entrevistados, 87% acredita ser mais correto reduzir taxações dos produtos nacionais ao invés de aumentar o imposto dos produtos importados.
O estudo também destaca que a maioria dos consumidores reconhece os mais importantes benefícios dos sites internacionais como: o acesso a produtos não disponíveis localmente e preços mais acessíveis. Estas percepções indicam a necessidade de um equilíbrio na aplicação de impostos para promover um ambiente de comércio eletrônico mais inclusivo e competitivo, e que tenha como foco quem mais importa: o consumidor brasileiro.
Resultados Gerais
Destaca-se que, nos três meses anteriores à pesquisa (setembro a novembro de 2023), uma expressiva maioria de 94% dos consumidores já havia realizado compras online. Dentre essas transações, 44% foram efetuadas por meio de plataformas estrangeiras.
A pesquisa também mostrou que os consumidores brasileiros recorrem às plataformas estrangeiras devido à indisponibilidade no mercado nacional e à busca por preços mais acessíveis, destacando a influência direta do custo na decisão de compra. 62% dos consumidores entrevistados entende que a importação possibilita o consumo, especialmente de quem tem menos renda, enquanto 56% diz que importação dá acesso a produtos diferentes.
A pesquisa, realizada por meio de uma abordagem quantitativa online, entrevistou pessoas que realizaram compras online nos últimos 12 meses. A coleta de dados ocorreu entre 23/12/2023 e 09/01/2024, contando com 2.535 respondentes representando diversos gêneros e as classes ABCDE, conforme o critério brasileiro. A margem de erro foi de 2%, com um intervalo de confiança de 95%.
Sobre o AliExpress - Lançado em 2010, AliExpress é uma plataforma de e-commerce business-to-consumer (B2C) que possibilita consumidores a comprarem diretamente de fabricantes e distribuidores da China e de todo o mundo. Além da versão global em inglês, a plataforma do AliExpress também está disponível em outras 17 línguas. AliExpress é parte do Alibaba International Digital Commerce Group.
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FONTE AliExpress