Documentários mostram como o contrabando entra no Brasil, alimenta a criminalidade e faz o país perder milhões em impostos
SÃO PAULO , 24 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ -- "Caminhos Proibidos" é uma série documental em três episódios que mostra os prejuízos sociais e econômicos provocados pelo contrabando. Resultado da parceria entre o Estúdio Folha (ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo) o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) e a maior agência de comunicação da América Latina, a FSB Holding, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria – Destaques do ano 2023.
Concedido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), o Prêmio é entregue todos os anos a acadêmicos, organizações públicas e privadas que se destacaram no combate à pirataria e na proteção aos direitos de propriedade intelectual.
'Caminhos Proibidos' mostra a facilidade com que os criminosos cruzam as fronteiras brasileiras para trazer produtos ilegais vendidos ou produzidos em outros países. Só em 2022, o país perdeu R$ 410 bilhões para a ilegalidade – entre perdas de 14 setores industriais e sonegação de impostos.
"As consequências de um crime com tantas facetas como o contrabando ficam, muitas vezes, escondidas do debate nacional e essa é a hora de mudarmos isso. É preciso trazer à luz aos prejuízos causados pelo mercado ilegal", diz Edson Vismona, presidente do FNCP. O Fórum atua desde 2006 no enfrentamento ao mercado ilegal e combate à pirataria.
NOVAS ROTAS DO CONTRABANDO
'Caminhos Proibidos' foi apresentada e dirigida pelo jornalista César Galvão, que trabalhou na Globo de 1999 a 2023 e se especializou em coberturas relacionadas à violência e à segurança pública. Ele acompanhou a atuação de agentes responsáveis por fiscalizar os mais de 16.000 quilômetros de fronteiras com 10 países da América do Sul.
Além de expor a facilidade com que produtos ilegais cruzam a fronteira brasileira, a série aborda o uso de novas rotas marítimas do contrabando e a utilização da mesma logística de transporte para entrada de drogas e armas.
TRIBUTAÇÃO X MERCADO ILEGAL
A série também aborda como o desequilíbrio tributário impulsiona o comércio ilegal no Brasil.
"O desafio foi mostrar a causa e o efeito da ilegalidade. Participar de todo processo, da apuração, gravação e finalização foi muito gratificante. Quem assistir à série pode entender o quanto o contrabando é prejudicial para a sociedade", diz César Galvão.
'Caminhos Proibidos', porém, não se limita a apontar as dificuldades de coibir esse tipo de crime. Por meio de entrevistas e dados, apresenta propostas para minimizar os danos causados aos cofres públicos e à sociedade brasileira.
O Prêmio foi entregue no dia 18, na sede do Ministério da Justiça.
CONFIRA A SÉRIE CAMINHOS PROIBIDOS aqui
View original content: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/serie-do-fncp-sobre-contrabando-recebe-premio-do-ministerio-da-justica-302043765.html
FONTE Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP)