Especialista da Linx explica como a inovação impacta a gestão do varejo
SÃO PAULO , 16 de janeiro de 2024 /PRNewswire/ -- O cenário do varejo está em constante transformação, e para os empreendedores que buscam se destacar, adotar estratégias inovadoras para melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores é fundamental, principalmente quando o assunto é meios de pagamento.
De acordo com Marcelo Garcia , diretor de pagamentos da Linx, empresa do grupo StoneCo e especialista em tecnologia para o varejo, isso acontece porque, no passado, o dinheiro e o "fiado" eram comuns, mas a evolução trouxe consigo cartões de crédito e débito, reduzindo o uso de papel-moeda. As mudanças de hábitos e comportamentos na pandemia impulsionaram ainda mais a adoção de métodos, como Pix, QR Code e aproximação, fazendo com que esses formatos de pagamento ganhassem o gosto do consumidor. Esse é um movimento contínuo de inovação e, para tirar o máximo proveito, os varejistas precisam estar tecnologicamente preparados.
"Os dados indicam que a inovação nos meios de pagamento está redefinindo a realidade do varejo no Brasil e no mundo. Um exemplo disso é que, nos Estados Unidos, esses métodos representaram apenas 18,5% das transações no varejo físico em 2022, de acordo com dados da Insider Intelligence. Outro exemplo marcante desse avanço é o crescimento exponencial do Pix no Brasil. A Linx registrou mais de R$ 2 bilhões em transações via Pix nos oito primeiros meses de 2023, um aumento de 41% em relação ao ano anterior. Isso evidencia a preferência crescente dos consumidores por esse método de pagamento", explica o diretor.
Embora a evolução nos meios de pagamento seja evidente, o executivo relembra que a modernização não deve ficar restrita ao atendimento ao cliente. A gestão do negócio também deve acompanhar essa inovação, especialmente ao lidar com múltiplos meios de pagamento. Integrar a visão financeira do negócio é crucial para uma análise unificada e em tempo real dos valores transacionados, aumentando a eficiência e a produtividade das operações comercial e financeira.
"Já existem no mercado soluções que ajudam o varejo nesse aspecto, tecnologias que permitem acompanhar vendas e recebimentos de diferentes meios de forma integrada. Além de facilitar a tomada de decisão estratégica, essas tecnologias são capazes de apontar cobranças indevidas de taxas por parte dos fornecedores de pagamento. Também ajudam a controlar antecipações de valores e a reduzir os custos financeiros", complementa Garcia.
Dados da Linx revelam que, em 2021, foram identificados mais de R$ 4 milhões em cobranças indevidas de taxas, gastos desnecessários que a tecnologia ajuda a evitar. Por esse motivo, é relevante destacar que a centralização de meios de pagamento facilita a comparação de taxas administrativas, fortalecendo a posição do varejista ao negociar condições comerciais com parceiros.
Portanto, de acordo com Marcelo Garcia , para 2024, além de oferecer uma variedade de meios de pagamento, os varejistas precisam gerir eficientemente seus recebíveis para garantir a saúde financeira da empresa, evitando custos indevidos. Em um ambiente de constante evolução, ações estratégicas de venda aliadas à gestão inteligente de pagamentos, é a chave para o sucesso duradouro do negócio.
Sobre a Linx
A Linx, empresa do grupo StoneCo, é especialista em tecnologia para o varejo no mercado de software para gestão. Com ampla atuação em vários segmentos do varejo e um portfólio composto por mais de 180 soluções, a Linx ajuda desde pequenos empreendedores a grandes varejistas, oferecendo o maior ecossistema para o varejo da América Latina e emitindo mais de 2.7 bilhões de notas fiscais anualmente. Em 2023, foi reconhecida pelo Prêmio Valor Inovação Brasil como uma das cinco empresas mais inovadoras no setor de tecnologia da informação. Para saber mais, acesse: www.linx.com.br/imprensa
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FONTE Linx