SAO PAULO , 15 de janeiro de 2023 /PRNewswire/ -- Estudo realizado pela Sports Value com base em balanço dos principais clubes brasileiros o Brasil ocupa a 5ª posição entre os mercados publicitários mais importantes do mundo. Somente o marketing esportivo e de negócios movimentou cerca de 1% do seu mercado publicitário. Com o pós-pandemia, e o maior interesse das empresas em associar seus nomes ao esporte e saúde, essa indústria vem ganhando impulso e já movimenta mais de R$200 milhões no Brasil.
Com 20 anos no mercado, a Noblu Sports, fundada em Campinas, registrou aumento de 23% no faturamento. O crescimento e a experiência da companhia atraíram um novo sócio no segundo semestre do ano passado, a Holding Souza Participações, que tem como CEO Pedro Henrique Escodro de Souza, filho do ex-jogador Deco, e Jeferson Barbosa Rosa , que comprou 45% da participação da empresa, permitindo a abertura de uma unidade em Portugal ..
Augusto Dottaviano , fundador e sócio da Noblu Sports, conta que o mercado de marketing esportivo e de negócios deu um grande salto no Brasil em duas décadas. "Quando iniciamos, em Campinas, a Noblu era a única empresa esse mercado, e percebemos uma carência de negócio não apenas na cidade, mas em todo o Interior do Estado. Com um mercado rico, empresas fortes e muitas pessoas praticando atividade físicas e esportivas, vimos a oportunidade de criar uma empresa que unisse todos os elos, especializada em marketing e negócios esportivos"
O embrião foi um espaço improvisado no fundo do quintal da casa dos pais de seu primeiro sócio, de onde saíram pesquisar o mercado local. Em seis meses, a Noblu já organizava dois eventos esportivos - um torneio de futevôlei e uma copa de raquetinha – em um tradicional clube de Campinas. Esses dois eventos deram o start para a empresa, que em 2005 se estabeleceu em uma sede própria e foi oficialmente constituída. Logo após, a Noblu organizou a primeira corrida de rua, Rosa 6k .
Com a visibilidade não só da corrida, mas também da marca, e o sucesso de participantes, os projetos de corridas começaram a chegar, trazendo outros grandes nomes e cases para dentro da empresa, como Oba, Pague Menos, Amil e Red Bull , para as quais a Noblu desenvolveu projetos unindo marca e esportes de forma personalizada e exclusivas.
Em 2008, com um nome já consolidado, a Noblu atraiu novos clientes, ainda mais robustos, como a Red Bull , para quem desenvolveu projetos e eventos como motocross freestyle, dentre outros. No ano seguinte, criou a primeira Meia Maratona de Campinas.
Dottaviano conta que a empresa, após passar pela crise econômica de 2018, vinha em uma ascendente, quando foi pega pela pandemia. "Tivemos que fechar tudo e ficamos mais de dois anos parados por conta do isolamento e da proibição de aglomeração de pessoas, o que foi um baque para nós", diz.
Fim da pandemia, como será o novo mercado? Questionou o empresário, preocupado com o futuro. Mas para sua surpresa, a retomada das atividades esportivas e do envolvimento das empresas com o mundo da saúde foi muito além do que poderia imaginar. "No primeiro semestre da reabertura voltamos com um volume cinco vezes maior por conta do represamento da demanda e da necessidade das pessoas".
Ele salienta que hoje a Noblu vai muito além de uma empresa organizadora de eventos esportivos. "Hoje nosso Know How é de uma empresa de marketing e negócios esportivos, conectando pessoas e marcas ao esporte, fazendo com que elas abracem essa causa, que vai além das atividades físicas, como cuidado com a saúde e criando conexões".
"Comecei a analisar a possibilidade de sociedade no início do ano passado e passei a me envolver, a entender como funcionava não só Noblu, mas o mercado como um todo", conta Pedro Henrique . "Foi aí que decidimos entrar na sociedade", diz ele. "É um mercado muito grande, que as pessoas não fazem noção", acrescenta.
Jeferson Barbosa Rosa , outro sócio da Noblu, conta que o holding tinha duas arenas em Indaiatuba, onde fazia alguns eventos, e começaram a surgir outras demandas. As arenas já não tinham capacidade para absorver os eventos maiores e fazia sentido trabalhar essa parte de eventos. "Foi quando chegou o momento que a Holding decidiu fazer parte da Noblu, após ver o potencial das duas marcas. Além da Holding, tem a parte das pessoas físicas. Foi um projeto que sempre sonhei fazer parte", pontua Rosa.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2318453/Noblu_socios.jpg
View original content to download multimedia: https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/com-20-anos-de-mercado-noblu-sports-business-registra-alta-de-23-em-2023-302034704.html
FONTE Noblu Sports