Estimativa é da Abrasel Regional Campinas
CAMPINAS, Brasil , 27 de novembro de 2023 /PRNewswire/ -- As festas de final de ano, como eventos corporativos e confraternizações já movimentam o setor de restaurantes e bares da região de Campinas. A expectativa para novembro e dezembro é de um crescimento médio de 30% em público e faturamento, segundo estimativa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) da Região Metropolitana de Campinas. A movimentação por reservas começou a se intensificar no início da segunda quinze. E para atender a esse aumento de demanda sazonal, um terço dos estabelecimentos pretende contratar novos funcionários, segundo pesquisa realizada pela entidade.
Matheus Mason , presidente da Abrasel Regional Campinas, explica que a procura por informações e reservas já começa a se intensificar. "A expectativa para esta época do ano já é esperada, com uma sazonalidade muito positiva que todo ano se realiza no setor", explica. "Nossa expectativa é de um aumento em torno de 30% sobre os meses anteriores, o que pode até aumentar, com a onda de calor, quando as pessoas saem mais de casa", acrescenta.
Para mostrar o impacto dessa época o ano para o setor, Mason conta que pesquisa realizada pela Abrasel com empresários da região de Campinas aponta que 32% pretendente fazer contratações de temporários neste final do ano para dar conta da demanda.
"Os fechamentos de reservas para grupos e empresas começaram no meio do mês e nossa expectativa é de um aumento de 20% de público sobre o mesmo período do ano passado", conta Camila Coratti , gerente do Banana Café Campinas.
Além do cardápio tradicional, a casa vai disponibilizar neste período pacotes fechados para eventos de confraternização, almoço e jantar para grupos de pessoas e empresas. "Montamos diversos cardápios para escolha dos grupos, inclusive com música ao vivo em alguns dias da semana", conta.
No Rancho Colonial Grill as reservas tiveram início efetivamente no começo do mês. "Temos uma boa expectativa para esse ano e vamos trabalhar com pacotes fechados ou individuais para grupos", conta Sérgio de Simone, proprietário da casa. "Temos capacidade para receber até 280 pessoas por dia e montamos quatro tipos de cardápios fechados ou o sistema à lá carte, para escolha".
Rodrigo Porto , Diretor de Alimentos e Bebidas da Rede Vitória Hotéis, que tem sob sua bandeira o Bellini Ristorante e Kindai (Campinas), Vitorino e Maria Azeittona (Paulínia), Vick Pizza e Cozinha e Maria Azzeitona (Indaiatuba), explica que a expectativa de aumento de público é de 10% sobre o ano passado. "Muitas empresas e grupos de amigos ainda estão pesquisando preços e pacotes, mas o movimento já começou a partir do dia 15".
No Restaurante Vila Paraíso, no distrito de Joaquim Egídio, a estimativa é de um incremento de 50% no fluxo de pessoas nos meses de novembro e dezembro em relação aos demais meses e de 15% sobre o mesmo período do ano passado.
A Craftft Bakery prefere apostar alto nesta fase sazonal em panetones como presentes, ao invés de grupos de confraternização. A padaria artesanal de Campinas já iniciou a produção com dois sabores e tem como meta produzir 30 unidades semanais, para atender um nicho de público diferenciado.
Fotografia: https://mma.prnewswire.com/media/2286204/Banana_institucional.jpg
FONTE Abrasel Campinas