IA e ESG são as grandes forças de disrupção do mercado para 2024, segundo pesquisa Amcham com 694 empresários brasileiros
CAMPINAS Brasil , 17 de outubro de 2023 /PRNewswire/ -- Com cerca de 3 mil empresários de todo o país, entre presencial e híbrido, presentes no Amcham Talks, em Campinas, a Amcham Brasil apresentou o estudo Panorama 2024, realizada em parceria com a Humanizadas com 694 empresários de grandes e médias empresas. A pesquisa aponta que a agenda ESG e temas vinculados a sustentabilidade são as principais tendências que vão pautar a disrupção nos negócios no próximo ano.
A pesquisa perguntou "quais tendências vão impactar mais sua empresa em 2024?". Entre as mais de 20 opções, a Inteligência Artificial foi a mais citada por 60% dos executivos, seguida pelo avanço da Agenda ESG, mencionada por 51% deles.
Outras quatro tendências também apareceram com destaque para parcela expressiva dos respondentes: digitalização de produtos e serviços (41%), Big Data (40%), manutenção do trabalho híbrido e remoto (34%) e uso ou investimentos em energias renováveis (31%).
O uso de tecnologias de inteligências generativas já acontece, em algum nível, em 68% das empresas entrevistadas. A pesquisa revela que a adesão já é expressiva, mas ainda muito pulverizada em diversas formas de aplicação, com destaque para: Automação de processos repetitivos (38%), Melhoria de eficiência operacional (28%), Análises de dados e insights preditivos (28%), Suporte ao cliente (22%) e Apoio à tomada de decisão (20%)
Para 2024, as perspectivas são otimistas, com 56% dos empresários acreditando no crescimento do mercado brasileiro acima de 10%. O crescimento estará condicionado a aspectos como Estabilidade Política (42%), Avanço Tecnológico (41%), Redução de Incertezas Globais (40%), Aumento de investimento em infraestrutura (38%) e Aumento da renda dos consumidores (34%).
"O Panorama 2024 da Amcham mostra o empresariado brasileiro consciente sobre o valor estratégico da tecnologia e da agenda ESG. Ao mesmo tempo em que as empresas buscam incorporar os benefícios de inovações tecnológicas como a inteligência artificial e Big Data, elas têm evoluído em suas responsabilidades com o meio ambiente e com a sociedade. Esses fatores serão decisivos para o êxito, a relevância e a própria existência dos negócios", avalia Abrão Neto, CEO da entidade que representa 1/3 do PIB brasileiro.
"As pesquisas da Amcham e Humanizadas têm sido direcionadores contundentes da visão de empresários de várias partes do Brasil, agregando informações e dados relevantes para apoiar os associados nas estratégias de suas empresas", diz Willy Lobbe , Superintendente na Amcham Interior de São Paulo.
Fotografia: https://mma.prnewswire.com/media/2250036/amcham_talks_17.jpg
FONTE Amcham