Com foco na transformação de vidas de mulheres e no desenvolvimento comunitário, pilar de ação social da Lojas Renner S.A. já beneficiou mais de 250 mil pessoas
PORTO ALEGRE, Brazil , 3 de julho de 2023 /PRNewswire/ -- Criado para fomentar o protagonismo feminino na cadeia da moda, o Instituto Lojas Renner (ILR) comemora 15 anos em junho. Neste período, a instituição, que faz a gestão do investimento social privado da Lojas Renner S.A., executou ou apoiou quase 1 mil projetos que já beneficiaram diretamente mais de 250 mil pessoas em todo o país, destinando cerca de R$ 85 milhões em recursos próprios da varejista ou captados por meio de leis de incentivo. São três grandes eixos de investimentos: geração de emprego e renda, fomento ao algodão agroecológico e desenvolvimento comunitário.
"Completar 15 anos é um marco que nos deixa muito feliz, tanto pela trajetória realizada como pelos resultados alcançados até aqui. Com uma operação cada vez mais profissionalizada e alinhada ao valor de encantamento e ao compromisso de moda responsável, o Instituto Lojas Renner está sempre em busca de novas articulações e parcerias com outros investidores sociais, organizações da sociedade civil e lideranças comunitárias que compartilham do nosso propósito para estabelecer iniciativas com alto impacto social, nas diferentes frentes de atuação", explica o diretor executivo Eduardo Ferlauto .
Empregabilidade e empreendedorismo - O programa de geração de emprego e renda fomenta a inclusão produtiva de grupos sociais em situação de vulnerabilidade, em especial mulheres, por meio de projetos como o Empoderando Refugiadas, o Empreendedoras da Moda e o Edital Empodera. O primeiro, voltado a mulheres que foram forçadas a deixar seus países de origem, já qualificou e encaminhou em parceria com a ACNUR e Pacto Global, desde 2016, mais de 300 delas para o mercado de trabalho - das quais 100 foram contratadas pela própria companhia.
Projeto de aceleração digital de negócios de moda, o Empreendedoras da Moda já recebeu 1.150 mulheres nos cursos online, promoveu 71 mentorias e contabilizou 61 participações nas acelerações. Ele está em seu segundo ano de operação e tem conclusão prevista para o fim deste ano. Já o Edital Empodera, que está em sua segunda edição, aportou 3 milhões para 35 iniciativas de mulheres nas temáticas de moda justa, inclusiva e responsável.
Melhores condições de vida nas comunidades - Com o programa de desenvolvimento comunitário, o Instituto visa à melhoria das condições de vida e de integração social nas regiões onde a Lojas Renner está inserida. Isso inclui a parceria com entidades como o projeto Pescar, focado na formação socioprofissional de jovens, e ações com moradores e lideranças do bairro Bom Jesus, em Porto Alegre .
Na região, que fica ao lado da sede administrativa da Lojas Renner, o Instituto apoia iniciativas como a cooperativa de costura Copearte e o Movimento por uma Infância Melhor (MIM), que dá atendimento no contraturno escolar para cerca de 100 crianças de seis a quinze anos de idade em situação de vulnerabilidade desde 2015. Neste mesmo ano, o Instituto também participou da ampliação, reforma e aquisição de equipamentos para o Centro de Educação Ambiental, unidade de triagem de resíduos recicláveis localizado na região.
"A parceria com o Instituto Lojas Renner mudou nossas vidas porque contribui com a nossa qualificação profissional e a melhoria do nosso espaço físico e ainda porque nos colocou em contato com diversos clientes, inclusive com a própria Lojas Renner. Com isso, nos garantiu liberdade econômica e sempre respeitou nossas aspirações e propósitos, como a criação de moda com o resgate da cultura afro-brasileira", diz Helena Fagundes , coordenadora da Copearte.
"Sem o apoio do Instituto Lojas Renner não teríamos condições de melhorar e ampliar nossa sede e de oferecer atividades esportivas, culturais e aulas de informática totalmente gratuitas. Aqui transformamos crianças em pessoas cada vez melhores. Isso não é bom apenas para a comunidade. É bom para todo o mundo", reforça Marlene Arruda , coordenadora geral do MIM.
Cultivo de algodão agroecológico - O programa de estímulo ao cultivo de algodão agroecológico, livre de pesticidas, beneficia mais de 330 famílias de pequenos agricultores lideradas preponderantemente por mulheres em Minas Gerais, na Paraíba e no Ceará. O trabalho, que iniciou em 2017 e a partir de 2021 acontece por meio do convênio com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está focado na implementação, acompanhamento e qualificação da produção familiar. Entre os inúmeros resultados obtidos, destacam-se o aumento da renda para as comunidades produtoras e qualificação de sua capacidade produtiva. O programa já gerou mais de 26 toneladas da matéria-prima, sendo 15 toneladas somente no ano passado, e foram utilizadas nas coleções do selo Re Moda Responsável, da Lojas Renner.
"O algodão agroecológico, em consórcio com outros produtos orgânicos para comercialização e consumo próprio, gera segurança alimentar, resiliência, união e empoderamento feminino. Tudo isso contribui para mudanças de vida e realizações de sonhos na comunidade", relata Samara Santos , técnica de campo da Organização Não Governamental (ONG) Esplar, que dá treinamento para 71 famílias de agricultores familiares no município de Crateús (CE).
Fontes de recursos e voluntariado corporativo - A maior parte dos recursos próprios da Lojas Renner destinados ao Instituto é obtida pelo movimento #TodasAvançamJuntas a partir de um percentual das receitas das marcas Renner, Ashua, Youcom e Camicado e também da Realize, instituição financeira da companhia. Em 2022 a arrecadação atingiu o recorde de R$ 5,4 milhões.
Outras fontes de financiamento incluem doações dos clientes, dos colaboradores e dos usuários do Repassa, maior brechó on-line do Brasil que faz parte do ecossistema de moda e lifestyle da varejista. Além disso, a companhia conta com um Programa de Voluntariado Corporativo que somente no ano passado mobilizou quase 500 colaboradores em 3 mil horas em ações com projetos e organizações sociais apoiadas pelo Instituto.
FONTE Lojas Renner S.A.