SÃO PAULO , 20 de abril de 2023 /PRNewswire/ -- A Huawei anunciou hoje que substituiu o sistema legado ERP pelo software de sua propriedade MetaERP, garantindo 100% de controle sobre suas operações empresariais. O anúncio foi feito durante a Cerimônia de Premiação MetaERP que reconheceu profissionais e equipes que fizeram contribuições para o projeto. O evento foi realizado no campus da empresa em Dongguan, China .
O sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um conjunto de ferramentas computacionais para gestão de negócios que sustentou as operações corporativas e o rápido desenvolvimento da empresa por mais de 20 anos. Ele contribuiu para aumentar a eficiência das operações comerciais da Huawei, gerando centenas de bilhões de dólares, em mais de 170 países e regiões em todo o mundo.
No entanto, em 2019, a Huawei começou a enfrentar uma crescente pressão externa e desafios de negócios. A empresa decidiu desenvolver o sistema próprio MetaERP para substituir o antigo que era baseado em tecnologia de empresas estrangeiras.
Trata-se do projeto de transformação mais extenso e complexo que a Huawei já realizou. Nos últimos três anos, a empresa investiu recursos significativos e designou milhares de pessoas ao projeto, trabalhando ao mesmo tempo com parceiros da indústria e do ecossistema para superar os desafios. O MetaERP suporta grandes escalas e foi desenvolvido diretamente na nuvem.
Atualmente, o MetaERP lida com 100% dos cenários de negócios e 80% do volume de negócios da Huawei. O sistema passou por intensos testes mensais, trimestrais e anuais, que garantiram zero falhas, atrasos e ajustes contábeis.
Tao Jingwen, membro do Conselho da Huawei e Presidente do Departamento de Qualidade, Processos de Negócios e Gerenciamento de TI, disse: "Fomos cortados do nosso antigo sistema ERP e de outros sistemas centrais de operação e gerenciamento há mais de três anos. Desde então, não só fomos capazes de construir o nosso MetaERP, mas também conseguimos gerenciar o switch e provar suas capacidades. Hoje temos orgulho de anunciar que vencemos o bloqueio. Sobrevivemos!"
A Huawei tem controle completo sobre o MetaERP, que foi construído com outros sistemas próprios, como o EulerOS e o GaussDB. A empresa também trabalhou com parceiros para incorporar tecnologias avançadas ao sistema MetaERP, como arquitetura nativa da nuvem, arquitetura multi-locatária de metadados e inteligência artificial em tempo real, melhorando significativamente a eficiência do serviço e a qualidade operacional. Os princípios que nortearam o projeto foram o de construir a arquitetura mais simples com a melhor qualidade e oferecer a melhor experiência com os menores custos. Em uma variedade de campos, incluindo ERP e PLM (Product Lifecycle Management), a Huawei continuará trabalhando com parceiros para construir sistemas de negócios corporativos centrais mais eficientes e seguros, que não estejam sujeitos a nenhuma sanção.
Sabrina Meng , presidente rotativa e CFO da Huawei, disse: "Os saltos na tecnologia exigem habilidade e anos de experiência. Mais importante ainda, é preciso uma mente aberta para impulsionar o desenvolvimento. Não teríamos sido capazes de construir o MetaERP sem o apoio de nossos parceiros e colaboradores. A inovação só é possível com uma mente aberta, e prosperar só é possível quando trabalhamos juntos."
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud , com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica. A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia. A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente. Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros. A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro , Brasília, Curitiba e Recife , além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil.
Para mais informações, visite a Huawei online ou siga-nos:
Facebook
Twitter
Instagram
LinkedIn
YouTube
FONTE Huawei