Empresas se juntam à iniciativa a fim de dar mais força para o Prêmio e endossar ainda mais a presença de mulheres do setor
SÃO PAULO , 11 de abril de 2023 /PRNewswire/ -- O Prêmio Mulheres do Agro, iniciativa idealizada pela Bayer em parceria com a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), chega em sua sexta edição com reforços: empresas, associações e institutos se uniram para dar ainda mais força à premiação que, desde sua criação em 2018, já reconheceu a gestão inovadora e sustentável de 45 mulheres no setor e recebeu mais de 900 inscrições.
Ao todo, o projeto terá o apoio de cinco entidades parceiras: Embrapa Nacional, Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas (Andav), Faculdade de Tecnologia (Fatec) Pompeia, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) e Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.
"Acreditamos que podemos ampliar ainda mais a capilaridade do projeto e conseguir, por meio de parcerias, transformar, de fato, o setor. A Bayer e a Abag, juntas, já alcançaram um número grande de mulheres, porém, entendemos que estava na hora de unir forças com mais empresas que possuíam o mesmo propósito: reconhecer e incentivar outras mulheres no agronegócio como um todo", conta Isabela Fagundes , Especialista em Comunicação da Divisão Agrícola da Bayer.
Apesar de pesquisas indicarem um avanço expressivo na presença feminina no setor, Isabela conta que ainda há muito o que se avançar para que seja possível alcançar um patamar de equidade de gênero. "Por este motivo, a Bayer, como empresa, busca sempre firmar parcerias onde enxerga potencial de alcançar cada vez mais mulheres para que juntos seja possível unir forças e reconhecer o potencial que todas possuem", diz.
Um dos principais objetivos das entidades parceiras com o Prêmio Mulheres do Agro 2023 será o de divulgar a premiação para seu público com diferentes ações ao longo do ano, de modo que seja possível aumentar a capilaridade já alcançada da premiação desde 2018. Além disso, o apoiador também irá marcar presença institucional em eventos e materiais. "Não poderíamos deixar de apoiar esta importante iniciativa, considerando que as mulheres ocupam cada vez mais lugares de destaque no campo brasileiro, sempre trazendo uma visão mais humana e inovadora nas formas de gestão, e contribuindo ativamente para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola", ressalta Celso Moretti , presidente da Embrapa;
Para Mariana Konowalenko, coordenadora de comunicação da Abag, o Prêmio tem cumprido seu papel de evidenciar a importância da participação feminina no agro e a força da mulher para impulsionar o desenvolvimento do setor. "Nosso objetivo é que a representatividade feminina cresça ainda mais em todos as cadeias produtivas, por isso contar com empresas parceiras é fundamental. Certamente, elas vieram somar e agregar ainda mais valor à premiação, auxiliando a divulgar essa iniciativa em todas as regiões do país", diz.
Novidades no sexto ano do Prêmio Mulheres do Agro
Em 2023 a iniciativa completa seis anos e traz algumas novidades. Além do apoio institucional das entidades parceiras, algo inédito desde a criação do projeto, a premiação também contará com um reforço no time de embaixadores internos: em 2023, 21 colaboradores da Bayer que estão no dia a dia do campo com agricultoras, se propuseram a entrar na missão de incentivá-las nas inscrições. Este número cresceu cerca de 20% em comparação a 2022, ano em que tiveram um papel importante no resultado divulgado em outubro: 70% das vencedoras foram resultado deste trabalho diário.
As inscrições para a sexta edição do Prêmio Mulheres do Agro serão abertas no dia 3 de maio, durante a Agrishow, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola da América Latina. Serão premiadas as candidatas que ficarem nas três primeiras colocações de cada categoria (pequena, média e grande propriedade), o que significa um total de nove vencedoras, que serão reveladas durante a 8ª edição do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio , que será realizada entre 25 e 26 de outubro, em São Paulo.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2051744/2022_CNMA_Premia__o.jpg
FONTE Bayer