Produtos que ajudam o corpo a produzir colágeno geram curiosidade quando se trata dos seus resultados e eficácia
SÃO PAULO , 4 de abril de 2023 /PRNewswire/ -- Responsável pela firmeza e sustentação da pele, o colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo corpo. Um fator importante é que, após os 20 anos de idade, essa produção começa a diminuir cerca de 1% ao ano¹.
Segundo a cirurgiã plástica Dra. Ingrid Luckmann (CRM-SC 12912), com menor quantidade dessa proteína, a pele passa a ficar mais fina e sem elasticidade. "Conforme avançamos na idade, é comum que haja perda de colágeno, causando flacidez de pele e falta de densidade dérmica, que dá essa aparência de uma pele mais fina. Os procedimentos estéticos que estimulam o corpo a produzir mais colágeno são muito indicados para essas queixas", explica.
É o caso de Sculptra® , o bioestimulador de colágeno pioneiro, que age estimulando a pele a produzir mais colágeno, podendo aumentar sua produção em 66,5%*². O produto, além das laterais do rosto³, pode ser aplicado no corpo, como pescoço, colo, coxas, joelhos, glúteos e abdômen 4,5 .
Com eficácia comprovada 6 observada em 20 anos de uso no mercado brasileiro, Sculptra® já conquistou celebridades como Sabrina Sato , que declarou como o produto foi um grande aliado na recuperação da firmeza de sua pele após o período de gestação. Entre homens, Sculptra® também faz sucesso por conta de seus resultados naturais. O ator Malvino Salvador, por exemplo, já comentou que não abre mão do tratamento no rosto para melhorar a qualidade de pele.
Para esclarecer algumas das principais curiosidades acerca do mecanismo de ação do bioestimulador de colágeno queridinho entre os famosos, a Dra. Ingrid Luckmann desvenda alguns mitos e verdades sobre a sua utilização.
1. Promove o emagrecimento
Mito. Sculptra® é indicado para melhorar a qualidade da pele 7 , restaurar a firmeza perdida ao longo do tempo através do tratamento da flacidez de pele³ e trazer de volta sua sustentação, aumentando a espessura³.
"A flacidez de pele pode acontecer em decorrência do emagrecimento repentino – como em caso de pós cirurgias bariátricas e gravidez -, e o bioestimulador de colágeno age para amenizar essa flacidez, recuperando a qualidade da pele, sua firmeza e sustentação. Mas o produto não causa o emagrecimento", explica Dra. Ingrid. Ainda segundo a médica, em relação à face, quando se emagrece há a redução significativa de alguns coxins de gordura que são necessários para manter a sustentação da pele, e o bioestimulador de colágeno age amenizando aquele aspecto de derretimento do rosto, uma vez que devolve densidade dérmica à região. "Nesses casos, para se obter resultados ainda mais superiores, pode-se associar a aplicação de bioestimulador de colágeno com ácido hialurônico injetável. O bioestimulador age incentivando o corpo a produzir mais colágeno, enquanto o ácido hialurônico injetável auxilia suavizando incômodos de pontos estratégicos da face", comenta.
2. Melhora celulite
Verdade. O bioestimulador de colágeno ajuda a melhorar a aparência da celulite relacionada à flacidez. Nos glúteos, por exemplo, além de ajudar no combate à celulite, ainda pode melhorar a textura da pele e volumizar a região 8 .
3. Sua aplicação só é indicada após uma certa idade
Mito. A indicação de uso de Sculptra® deve ser avaliada de maneira individual por um profissional de saúde habilitado à prática de procedimentos estéticos injetáveis, não devendo ser limitada e nem guiada apenas pela idade do paciente.
4. Ajuda a manter a qualidade da pele
Verdade. O bioestimulador de colágeno Sculptra® ajuda a recuperar a saúde da pele, uma vez que proporciona mais firmeza, sustentação e elasticidade, colaborando, assim, para manter a qualidade de pele conforme se avança na idade 3 .
5. O efeito passa rapidamente
Mito. Sculptra® age estimulando o organismo a produzir colágeno de forma gradativa e prolongada, cujo resultado pode durar até 25 meses 9 . O bioestimulador de colágeno Sculptra® é um aliado na restauração da estrutura da pele e renovação da firmeza natural 10 . É um produto utilizado em procedimentos estéticos injetáveis que devem ser realizados por profissionais de saúde habilitados à prática de injetáveis.
*Colágeno tipo I
¹Shuster S, Black MM, McVitie E. The influence of age and sex on skin thickness, skin collagen and density. Br J Dermatol. 1975;93:639-643.
²Goldberg D, Guana A, Volk A, Daro-Kaftan E.Single-arm study for the characterization of human tissue response to injectable poly-L-latic acid. Dermatol Surg. 2013;39(6):915-922.
³Machado Filho CDS, Santos TC, Rodrigues APLI, da Cunha MG. Ácido poli-l-lático: um agente bioestimulador. Surg Cosmet Dermatol. 2013;5(4):345-50.
4 Haddad A, Menezes A, Guarnieri C, et al. Recommendations on the Use of Injectable Poly-L-Latic Acid for Skin Laxity in Off-Face Areas. J Drugs Dermatol. 2019;18(9):929-935.
5 Kollipara R, Hoss E, Boen M, Alhaddad M, Fabi SG. A Randomized, Split-Body, Placebo-Controlled Trial to Evaluate the Efficacy and Safety of Poly-L-lactic Acid for the Treatment of Upper Knee Skin Laxity. Dermatol Surg. 2020 Dec;46(12):1623-1627.
6 Data on File. JOB 0507F20 Message Recall Aesthetics w1. HSR Health. Maio 2021.
7 Bohnert K et al. Dermatol Surg. 2019 May;45(5):718-724.
8 Durairaj KK, Devgan L, Lee A, Khachatourian N, Nguyen V, Issa T, Baker O. Poly-L-Lactic Acid for Gluteal Augmentation found to be Safe and Effective in Retrospective Clinical Review of 60 Patients. Dermatol Surg. 2020 Oct;46 Suppl 1:S46-S53.
9 Narins R, Baumann L, Brandt F et al. A randomized study of the efficacy and safety of Injectable poly-l-lactic acid versus human–based collagen implant in the treatment. J Am Acad Dermatol. 2010 Mar;62(3):448-62.
10 Sculptra (Ácido poli-L-láctico) [Instrução de Utilização] Uppsala, Suécia. Q-Med AB.
Sobre a Galderma
A Galderma é a maior empresa independente de dermatologia do mundo, presente em aproximadamente 90 países. Desde a sua criação em 1981, tem sido movida por uma dedicação completa à Dermatologia, oferecendo um portfólio inovador e com base científica de marcas e serviços sofisticados em Estética, Produtos ao Consumidor e Medicamentos. Focada nas necessidades dos consumidores e pacientes, a Galderma trabalha em parceria com profissionais de saúde para garantir resultados superiores. As marcas de estética da Galderma foram consideradas, pelo segundo ano consecutivo, top of mind dos profissionais da saúde nas categorias Bioestimuladores de Colágeno e Ácido Hialurônico, segundo pesquisa realizada em 2022. A empresa segue avançando a dermatologia para cada história de pele, porque entende que a pele em que estamos molda nossas histórias de vida. Para mais informações, visite https://www.galdermaaesthetics.com.br/
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2047557/Dra_Ingrid_Paula__002.jpg
FONTE Galderma