Primeiro Fórum de Desenvolvimento do Fundo da OPEP se compromete a mobilizar fundos para enfrentar desafios globais
prnewswire.com
Primeiro Fórum de Desenvolvimento do Fundo da OPEP se compromete a mobilizar fundos para enfrentar desafios globais

VIENA , 25 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- Os parceiros de desenvolvimento que participaram do Fórum de Desenvolvimento do Fundo da OPEP em Viena esta semana demonstraram sua determinação em enfrentar os desafios globais urgentes, assumindo novos compromissos de apoio financeiro e assinando acordos de cooperação.

Entre as assinaturas e anúncios estavam os seguintes:

  • O Fundo da OPEP e a República do Kosovo assinaram um "Acordo Estrutural para Operações do Setor Privado", que visa fortalecer o setor privado no Kosovo com foco em infraestrutura, conectividade, energia e água. O diretor do Fundo da OPEP, Dr. Abdulhamid Alkhalifa , havia visitado o Kosovo em junho e expressou a intenção de aprofundar a parceria.
  • O Banco do Desenvolvimento Asiático e o Fundo da OPEP lançaram um fundo fiduciário para melhorar a prontidão do projeto nos países em desenvolvimento. Como primeira contribuição, o Fundo da OPEP está alocando USD 3 milhões para o fundo, que oferecerá assistência técnica para melhorar a entrega de projetos de investimento por meio do aprimoramento da preparação, projeto e compras.
  • O Fundo da OPEP e o banco regional de desenvolvimento sul-americano FONPLATA assinaram um "acordo de cooperação" para ampliar e aprofundar a parceria por meio de mais cofinanciamentos de projetos estratégicos na região da América Latina e do Caribe, onde o FONPLATA atua.
  • O Fundo da OPEP está se unindo ao Fundo de Desenvolvimento de Capital da ONU (UNCDF) e à iniciativa Sustainable Energy for All (SEforALL) para projetar e entregar um novo centro de finanças climáticas e inovação energética, que deverá ser lançado na conferência climática da ONU, a COP27 , no Egito em novembro. Concebido como uma plataforma global completa de políticas e finanças, este centro aproveitará o poder da inovação financeira para obter, liberar, ampliar e eliminar os riscos dos investimentos em acesso e transição energéticos. Reconhecendo o papel crucial da limpeza, o Fundo da OPEP está destinando USD 100 milhões para apoiar projetos relevantes na República Democrática do Congo , Madagascar , Malawi e Ruanda como parte da iniciativa.
  • A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) e o Fundo da OPEP assinaram um memorando de entendimento para facilitar o acesso a soluções inovadoras de financiamento, liberar investimentos e apoiar o desenvolvimento de projetos para promover o investimento em energia renovável e permitir o acesso a finanças sustentáveis nas economias emergentes e em desenvolvimento.

O Dr. Alkhalifa, diretor geral do Fundo da OPEP, disse: "Esses novos compromissos e acordos são uma declaração de nossa intenção de unir forças diante de desafios sem precedentes. Uma conclusão clara de nosso evento foi a necessidade de ações urgentes, direcionadas e conjuntas em áreas como mudanças climáticas, acesso à energia e fornecimento de alimentos. Estamos muito animados com o sucesso e o impulso positivo gerado em nosso fórum, o que fornece energia para avançarmos rápida e intensamente."

O Fórum de Desenvolvimento do Fundo da OPEP, intitulado "Driving Resilience & Equity", reuniu líderes governamentais, ministros de países-membro e parceiros do Fundo da OPEP, chefes de instituições do Grupo de Coordenação Árabe, funcionários seniores de bancos de desenvolvimento multilaterais e organizações internacionais, além de representantes do setor privado. O evento incluiu painéis sobre "desafios climáticos versus necessidades energéticas - perspectivas de desenvolvimento", "inovações que viabilizam um futuro de energia inteligente" e "transformando a ambição pública em ações eficazes" e encerrou com uma conversa sobre "copropriedade sul-sul no progresso do desenvolvimento".

A data do Fórum de Desenvolvimento do Fundo da OPEP de 2023 será anunciada em breve.

Sobre o Fundo da OPEP

O Fundo da OPEP para o Desenvolvimento Internacional (o Fundo da OPEP) é a única instituição de desenvolvimento com mandato global que oferece financiamento de países membros exclusivamente para países não membros. A entidade trabalha em cooperação com parceiros de países em desenvolvimento e a comunidade internacional de desenvolvimento para impulsionar o crescimento econômico e o progresso social em países de baixa e média renda em todo o mundo. O Fundo da OPEP foi criado pelos países membros da OPEP em 1976 com um propósito distinto: impulsionar o desenvolvimento, fortalecer as comunidades e capacitar as pessoas. Nosso trabalho é centrado nas pessoas, com foco no financiamento de projetos que atendam às necessidades essenciais, como alimentos, energia, infraestrutura, emprego (particularmente no que diz respeito a micro, pequenas e médias empresas), água potável e saneamento, saúde e educação. Até o momento, o Fundo da OPEP destinou mais de USD 22 bilhões para projetos de desenvolvimento em mais de 125 países, com um custo total estimado de USD 187 bilhões. O Fundo da OPEP recebeu classificação AA+/Perspectiva Estável da Fitch e AA/Perspectiva Positiva da S&P em 2021. Nossa visão é um mundo onde o desenvolvimento sustentável seja uma realidade para todos.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847057/OPEC_Fund_1.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847058/OPEC_Fund_2.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847059/OPEC_Fund_3.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847060/OPEC_Fund_4.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847061/OPEC_Fund_5.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1847062/OPEC_Fund_6.jpg
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1584526/OPEC_Fund_Logo.jpg

The Asian Development Bank and the OPEC Fund launched a trust fund to improve project readiness in developing countries. Pictured from left to right: Ahmed M. Saeed, ADB Vice-President for the East Asia Department, the Southeast Asia Department, and the Pacific Department; Eugene Zhukov ADB Director General for Central and West Asia; Dr. Abdulhamid Alkhalifa, OPEC Fund Director-General; Violet Onyemenam, General Counsel OPEC Fund.

The OPEC Fund and the regional South American development bank FONPLATA. Pictured from left to right: Mr. Juan Enrique Notaro Fraga, Executive President FONPLATA; Dr. Abdulhamid Alkhalifa, OPEC Fund Director-General.

The OPEC Fund, UNCDF & SEforALL announce the launch of a Climate Finance and Energy Innovation Hub at the OPEC Fund Dev Forum. Pictured from left to right: Shaimaa Al-Sheiby, OPEC Fund Senior Director, Strategic Planning & Economic Services; Damilola Ogunbiyi, CEO of SEforALL; Preeti Sinha, Executive Secretary UNCDF; Lerato Mbele, Journalist.

International Renewable Energy Agency (IRENA) and the OPEC Fund signed a Memorandum of Understanding. Pictured from left to right: Francesco La Camera, IRENA Director-General; Dr. Abdulhamid Alkhalifa, OPEC Fund Director-General.

OPEC Fund Development Forum, Hofburg, Vienna.

OPEC Fund Logo

FONTE OPEC Fund for International Development

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!