Bayer amplia investimento e expande centro de inovação em Petrolina
prnewswire.com
Bayer amplia investimento e expande centro de inovação em Petrolina

Ampliação da área de cultivo protegido na maior unidade de pesquisa da multinacional no hemisfério sul vai acelerar desenvolvimento de novas tecnologias

SÃO PAULO , 14 de junho de 2022 /PRNewswire/ -- A multinacional de saúde e nutrição Bayer passa a contar, no Brasil, com uma nova área de cultivo protegido para desenvolvimento de pesquisa em milho e soja, localizada na unidade de Petrolina (PE). O centro de inovação da Bayer no sertão pernambucano é peça fundamental da estratégia de inovação da companhia e simboliza o pioneirismo da empresa em busca de ciência de ponta na agricultura.

Desde que foi inaugurada, há mais de dez anos, a unidade tem recebido investimentos recorrentes em expansão e aprimoramento — o mais recente deles na nova estrutura de cultivo protegido, fruto de um investimento de € 24 milhões de euros (cerca de R$ 125 milhões na cotação atual) que começou a ser realizado em 2019 e que será concluído neste ano, com o objetivo de conferir maior agilidade no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias inovadoras para o país.

A unidade de Petrolina já é responsável por produzir variedades de soja e híbridos de milho, com criação de novas linhagens, multiplicação de sementes para realização de testes em diferentes regiões brasileiras e inserção de biotecnologia em materiais melhorados. A nova área de cultivo protegido se soma a outros recursos tecnológicos de última geração utilizados na unidade, como ferramentas com uso de inteligência artificial, estufas, laboratórios e exclusivos equipamentos proprietários robóticos e digitais únicos no mundo, desenvolvidos pelo time de engenheiros e cientistas da própria Bayer.

O investimento reflete a importância estratégica conferida pela companhia à área de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. Anualmente, a divisão agrícola da companhia investe cerca de 2 bilhões de euros em P&D globalmente, mais do que o dobro de seus principais concorrentes diretos. Desde sua chegada ao Brasil, há mais de 125 anos, a Bayer tem trabalhado de forma colaborativa com agricultores, pesquisadores de diversas instituições e a cadeia produtiva para entregar o que há de mais avançado em inovação no campo, afirma Geraldo Berger , diretor de Assuntos Regulatórios da divisão agrícola da Bayer para a América Latina.

"Sabemos que o Brasil é um país favorável à inovação e os agricultores brasileiros são pioneiros na adoção de novas tecnologias. Nas últimas décadas,  com soluções inovadoras e investimento contínuo e consistente em ciência, pudemos fazer parte dos grandes saltos de produtividade registrados na agricultura brasileira, contribuindo para o crescente protagonismo do país no fornecimento global de alimentos e também para uma produção mais sustentável", diz Berger.

"Estivemos ao lado de produtores rurais em momentos cruciais para a evolução da agricultura brasileira, como na difusão do plantio direto nas lavouras, na introdução  de novas biotecnologias e no atendimento de mercados estratégicos, como China e Europa. A expansão na unidade de Petrolina é mais um passo dessa jornada rumo a uma agricultura mais produtiva e sustentável", afirma o executivo.

A nova área de cultivo protegido terá um papel fundamental para centralizar processos que antes eram executados em diferentes países, conforme explica Marijke Daamen , líder de Operações de Desenvolvimento de Produtos  da Unidade de Petrolina  da Bayer.

"Todo e qualquer avanço em pesquisa e inovação biotecnológica é regido por um ambiente extremamente regulado, o que exige um grande esforço e investimento em treinamento, rastreabilidade, gestão responsável (stewardship) e infraestrutura. A centralização do processo aqui no Brasil nos confere maior controle de processos, traz mais eficiência e agilidade na entrega de novas soluções", afirma.

A unidade da Bayer em Petrolina é o maior centro de pesquisa da companhia no hemisfério Sul e tem a capacidade de produzir soja e milho nas 52 semanas do ano para fins científicos e de inovação — um fator ainda mais relevante ao se considerar as particularidades climáticas da cidade, localizada no sertão pernambucano, que não é tipicamente produtor dessas culturas, segundo a líder de operações.

"A unidade de Petrolina tem uma importância estratégica e é um exemplo de excelência em inovação. É a partir dela que enviamos sementes para testes em unidades da Bayer e áreas experimentais de parceiros, alimentando a disrupção dentro da companhia e a evolução da ciência na agricultura", diz Marijke.

Relevância local

O Centro de Desenvolvimento de Produtos da Bayer em Petrolina é uma das mais de 30 unidades que a companhia mantém no país. De olho no futuro e na importância e crescimento da agricultura brasileira e global, a empresa foi a primeira multinacional do setor agrícola a se instalar no município, em 2010, contribuindo para o fortalecimento da economia local. Atualmente a unidade é composta por duas áreas estratégicas que possibilitam a realização de atividades de P&D que representam o estado da arte em inovação agrícola e produção de sementes de altíssima pureza e qualidade.

É em Petrolina em que são realizadas as primeiras atividades da área pré-comercial e onde os materiais desenvolvidos pela área de pesquisa começam a ter uma escala maior, já conectados com a visão e os processos comerciais.

O centro emprega de 700 a 1.000 pessoas, a depender do momento da safra, todas envolvidas com atividades ligadas ao desenvolvimento de novos materiais, e também tem um impacto relevante nas comunidades do entorno: mais de 8.000 pessoas foram impactadas por ações de responsabilidade social em 2021, muitas delas em parceria com a Prefeitura e com a Secretaria de Educação de Petrolina, com foco em preservação do meio ambiente e formação e bem estar da sociedade.

Sobre a Bayer

A Bayer é uma empresa global com competências essenciais nas áreas de ciências da vida de saúde e nutrição. Seus produtos e serviços são projetados para ajudar as pessoas e o planeta a prosperar, apoiando os esforços para superar os principais desafios apresentados por uma população global em crescimento e envelhecimento. A Bayer está comprometida em impulsionar o desenvolvimento sustentável e gerar um impacto positivo em seus negócios. Ao mesmo tempo, o Grupo pretende aumentar o seu poder de ganho e criar valor através da inovação e do crescimento. A marca Bayer representa confiança, confiabilidade e qualidade em todo o mundo.

Declarações prospectivas

Este comunicado pode conter declarações prospectivas baseadas nas previsões atuais da equipe executiva da Bayer. Diversos riscos, incertezas e outros fatores, conhecidos ou desconhecidos, podem gerar diferenças materiais entre os reais e futuros resultados, situações financeiras, desenvolvimentos e desempenhos da empresa e as estimativas apresentadas aqui. Esses fatores incluem aqueles discutidos nos relatórios públicos da Bayer, disponíveis no site da empresa . A companhia se isenta de qualquer responsabilidade pela atualização destas declarações prospectivas e pela precisão de eventos e desenvolvimentos futuros. 

Foto -  https://mma.prnewswire.com/media/1839395/Site_Bayer_Petrolina__3.jpg

FONTE Bayer

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!