No Brasil , a causa mais frequente de fraturas e ferimentos faciais graves é o acidente de trânsito, em especial envolvendo motocicletas e ciclistas. A maioria dos acidentados (22,85%) é jovem e do sexo masculino (84%). O uso do capacete correto e de forma adequada diminui em mais de 70% a gravidade de lesões.
SÃO PAULO , 3 de maio de 2022 /PRNewswire/ -- Para alertar motoristas, motociclistas e ciclistas sobre prevenção ao trauma de face, o Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial (CBCTBMF) fará um alerta Nacional no Maio Amarelo - 2022, cujo slogan é "Juntos, salvamos vidas".
O trânsito brasileiro é considerado um dos piores e mais violentos do mundo e, na medida em que cresce o número de veículos em circulação, aumentam as vítimas de acidentes. Segundo o IBGE, são mais de 23 milhões de motocicletas em circulação no país.
Os acidentes de trânsito foram responsáveis pela morte de 32,7 mil pessoas, em 2020, sendo que 36% eram motociclistas e 21% ocupantes de carro, passageiros ou motoristas. No mesmo ano, a frota nacional passou a ter 107 milhões de veículos, sendo 58 milhões (53%) de carros e 28 milhões (26%) de motos.
A maioria das mortes acontece na via pública, 51%, e 40% em hospitais, sendo os jovens as maiores vítimas. A maior porcentagem, 22,85%, está na faixa etária dos 20 aos 29 anos e, entre os gêneros, os homens estão disparados na frente, 84% dos casos.
Para o presidente do CBCTBMF, Marcelo Marotta Araújo (foto), a imprudência é um fator relevante e que impacta em números tão elevados. "O uso do capacete correto e de forma apropriada diminui em 72% o risco e a gravidade de lesões, reduz a probabilidade de mortes em até 39% e os custos com tratamento associado à colisão", esclarece Marotta Araújo.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1809406/Marcelo_Marotta_Ara_jo.jpg
FONTE Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial