A receita operacional foi de 9,4 milhões de euros (+2,9%) e a margem operacional bruta foi de 32,2 milhões de euros.
O total de pedidos de equipamentos de ressonância magnética e ultrassom aumentou 19%.
A Esaote confirma sua forte vocação para os mercados internacionais (70%): o crescimento foi notável na América do Norte, China e Europa Ocidental. A Itália é o mercado líder.
O número de funcionários e o investimento em P&D também estão em ascensão.
GÊNOVA, Itália, 30 de abril de 2022 /PRNewswire/ -- A reunião dos acionistas da Esaote S.p.A., realizada em 29 de abril de 2022 em Gênova, aprovou as demonstrações financeiras da empresa até 31.12.2021 .
Os números do faturamento consolidado do grupo para o ano fiscal de 2021 indicam uma receita de vendas líquidas de 231,3 milhões de euros , um aumento de 5,3% em relação a 2020. A receita operacional do grupo aumentou para 9,4 milhões de euros , um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior, e o lucro líquido consolidado atingiu 4 milhões de euros (em comparação a 1 milhão de euros em 2020).
"2021 foi outro ano extremamente positivo para o grupo, que atingiu resultados significativos em mercados internacionais e conseguiu combinar crescimento com novos investimentos. Em comparação a 2020, quando a pandemia nos forçou repentinamente a realizar um reavaliação significativa das nossas estratégias, o crescimento em 2021 foi uniforme tanto nas linhas de negócios quanto regiões geográficas", observou Franco Fontana , CEO da Esaote S.p.A. "Fortalecemos nossa posição de liderança no setor de diagnóstico por imagem por meio da expansão e renovação da nossa oferta, alinhadas com a estratégia de foco em mercados de alto potencial e continuar a reforçar a pesquisa e o desenvolvimento: em 2021, investimos mais de 28 milhões de euros em P&D, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. O crescimento de 19% em pedidos em relação ao ano anterior serviu como uma importante confirmação de que estamos no caminho certo."
No setor de sistemas de ultrassom, a receita aumentou aproximadamente 5% , superando a tendência geral do mercado mundial. Especificamente, um ponto importante é o desempenho positivo da Esaote nos mercados internacionais estratégicos, liderado pelos novos sistemas móveis de ultrassom de nível médio e alto lançados no ano passado.
A receita no setor de ressonância magnética dedicada de campo aberto aumentou em 39,8%. Por um lado, esse resultado notável pode ser atribuído à recuperação pós-pandemia do mercado; por outro, à capacidade da Esaote de oferecer produtos que são reconhecidos pela excelente qualidade de imagem em aplicações musculoesqueléticas, com baixo consumo de energia: uma boa combinação para atender às necessidades emergentes de saúde em todo o mundo. Um reforço adicional veio do lançamento do primeiro equipamento de ressonância magnética de campo aberto de corpo inteiro da Esaote, que recebeu a certificação EC MDR no fim do ano.
A linha de negócios de software de diagnóstico por imagem dedicado aumentou 5,5% , o que foi possibilitado especificamente pelo sucesso dos nossos programas de análise quantitativa baseados em IA. Outros fatores para esse aumento foram o grande impulso proporcionado pela transição digital com foco na automação de fluxos de trabalho hospitalares, arquivamento de imagens digitais e novas aplicações de teleconsulta e telemedicina. Por fim, a receita global de vendas de serviços aumentou 6,3%.
Um papel importante nos mercados internacionais, que juntos correspondem a aproximadamente 70% das vendas , foi desempenhado pela Europa Ocidental (19,6%), América do Norte (14%) e China (13%). A Itália foi confirmada como o principal mercado da Esaote. Os mercados das regiões da Ásia-Pacífico, América Latina, Europa Oriental e Oriente Médio cresceram em porcentagens significativas.
No fim de 2021, o grupo tinha 1.270 funcionários , mais da metade deles na Itália. Mais de 100 novas contratações ocorreram ao longo do ano para renovar a combinação geracional e profissional, com foco nos departamentos de P&D, vendas e marketing. A idade média das novas contratações foi de menos de 35 anos, e 50% delas eram mulheres. Em 2021, a Esaote lançou sua primeira academia ( Geração eletrônica ), um projeto em conjunto com a Universidade de Gênova e sete instituições de ensino superior na Toscana, especificamente para recém-formados nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática: após um processo de seleção, 21 jovens talentos foram contratados para os departamentos de R&S, tecnologia da informação e marketing global.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1807469/Esaote_Franco_Fontana.jpg
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1793998/Esaote_Logo.jpg
FONTE Esaote S.p.A.