Usina solar Sol del Desierto da Atlas Renewable Energy (244 MWp), no Chile, evitará emissões de CO2 equivalentes a 47 mil veículos por ano
prnewswire.com
Usina solar Sol del Desierto da Atlas Renewable Energy (244 MWp), no Chile, evitará emissões de CO2 equivalentes a 47 mil veículos por ano

A usina solar, que já está em operação, está localizada no município de María Elena, região de Antofagasta , no Chile , e foi construída com tecnologia bifacial. A usina tem capacidade total de 244 MWp e fornecerá energia limpa para a rede. Um contrato de longo prazo de compra de energia foi firmado pela usina com a Engie Energía Chile . O projeto contribuirá para os objetivos do plano de descarbonização do governo do Chile .

SANTIAGO, Chile , 23 de março de 2022 /PRNewswire/ -- A Atlas Renewable Energy estabeleceu um novo marco no caminho para a implementação de energia limpa no Chile , com a operação de uma das maiores usinas solares do país. A Sol del Desierto está localizada no município de María Elena, região de Antofagasta , e tem capacidade total de 244 MWp. Com 582.930 painéis solares espalhados por 479 hectares, a usina gerará 714 GWh anualmente. O projeto solar é uma parte importante do plano de descarbonização do Ministério da Energia do Chile , que busca aposentar e/ou converter metade das usinas de energia a carvão até 2025.

O projeto, que já iniciou as operações, tem um contrato de compra de energia solar de longo prazo entre a Atlas Renewable Energy e a Engie Energía Chile para fornecer 550 GWh/ano de energia solar fotovoltaica por um período de 15 anos. A geração de energia da usina possibilita o fornecimento de energia limpa para 345.198 residências.

A Sol del Desierto evitará a emissão de 368 mil toneladas de dióxido de carbono, o que equivale a retirar mais de 47 mil veículos de circulação por ano. O parque solar também se destaca por sua eficiência. O parque foi desenvolvido com tecnologia bifacial, que permite que a energia seja obtida das faces traseira e frontal de cada um de seus módulos solares.

Um projeto inovador em nível internacional

O gerente geral da empresa para o Chile , Alfredo Solar , explica que "Na Atlas Renewable Energy, desenvolvemos nossos projetos com um forte compromisso com o meio ambiente, com os arredores e com a inclusão. É por isso que a Sol del Desierto se destaca não apenas por sua contribuição para a energia limpa, mas também pelo cuidado com a natureza circundante, pela conservação de sítios arqueológicos e, acima de tudo, por ter colocado um foco especial na inclusão de mão de obra feminina em sua construção."

Assim, o desenvolvimento da usina promoveu programas de responsabilidade social e ambiental, destacando especialmente o trabalho da Atlas e de seus funcionários com a comunidade de Maria Elena , por meio de várias iniciativas com o objetivo de promover a diversidade, a inclusão e a participação local no projeto.

Um dos projetos mais excepcionais foi o programa " Somos parte da mesma energia ", que forneceu treinamento técnico para a montagem de módulos solares e em eletricidade para 66 mulheres vizinhas do município para que elas pudessem optar por empregos na construção da usina, bem como por outros projetos que estão sendo construídos na área. Graças a esse programa, ao qual os prestadores de serviços contratados participaram, a construção da Sol del Desierto adicionou 135 mulheres em diferentes empregos operacionais e de supervisão, elevando a representação feminina na construção de um projeto solar do tradicional 2% para 15%.

Além disso, devido ao seu compromisso com o meio ambiente e respeito à natureza e às comunidades, a Atlas Renewable Energy desenvolveu uma série de iniciativas para proteger a cultura e o meio ambiente locais. Uma dessas iniciativas foi o plano de proteger uma série de estradas , trilhas e linhas ferroviárias históricas que estavam em uso durante boom do salitre no Chile . Além disso, foram coletados 42 objetos que testemunharam a vida diária daquela época e que estão sendo estudados em Santiago e, posteriormente, serão transferidos para o Museu de História Natural em Antofagasta . Também foi realizado um programa de resgate, realocação e monitoramento de lagartos que viviam perto da usina Sol del Desierto  . Isso foi feito com o objetivo de proteger esses répteis antes da construção da usina.

Planos de investimentos no Chile

O Chile é um dos países onde se projeta um crescimento relevante do setor nos próximos anos, devido à política de descarbonização adotada pelo governo e à crescente demanda por fontes limpas e de baixo custo para abastecer os grandes consumidores privados, como o setor de mineração. A Atlas Renewable Energy aposta fortemente nesse mercado, com foco em tecnologias como energia eólica, solar e armazenamento.

Em apenas alguns anos, a Atlas desenvolveu projetos no Chile com foco claro no longo prazo, tanto com seus parceiros comerciais quanto no nível de fornecimento para clientes regulamentados. No país, a empresa soma um total de 441 MW e, na região, um total de 2.268 MW de projetos contratados no Chile , México, Brasil e Uruguai, que contribuem para a transformação energética da América Latina em direção a fontes mais limpas. A empresa espera continuar consolidando sua presença nos países nos quais já opera e expandir para outras regiões com projetos de energia inovadores e sustentáveis.

Sobre a Atlas Renewable Energy

A Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia renovável que desenvolve, financia, constrói e opera projetos de energia renovável com contratos de longo prazo nas Américas desde o início de 2017. A Atlas Renewable Energy conta com uma equipe experiente com o mais longo histórico no setor de energia solar na América Latina. A empresa é reconhecida por seus altos padrões no desenvolvimento, construção e operação de projetos em larga escala.

A Atlas Renewable Energy faz parte do Energy Fund IV, criado pela Actis, um importante investidor de capital privado do setor de energia. O crescimento da Atlas Renewable Energy concentra-se nos mercados mais estáveis da região e usa seus conhecimentos comprovados em desenvolvimento, marketing e estruturação para acelerar a transformação para a energia limpa. Com o engajamento ativo com a comunidade e com as partes interessadas no centro da sua estratégia de projeto, a empresa trabalha todos os dias para oferecer um futuro mais limpo.

Para saber mais sobre a Atlas Renewable Energy, acesse www.atlasrenewableenergy.com

Contato: Dave Chambers / dchambers@headlandconsultancy.com / +44 (0) 75 5788 7405

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1770857/Atlas_Renewable_Energy_1.jpg

FONTE Atlas Renewable Energy

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!