Sputnik V é a vacina mais usada na Cidade do México, mais de 3 milhões de pessoas já receberam a vacina russa
prnewswire.com
Sputnik V é a vacina mais usada na Cidade do México, mais de 3 milhões de pessoas já receberam a vacina russa

MOSCOU, 13 de fevereiro de 2022 /PRNewswire/ -- A Sputnik V está desempenhando papel fundamental na campanha de vacinação na capital do México, com mais de 3 milhões de cidadãos da Cidade do México imunizados com a vacina russa. O primeiro componente da Sputnik V (Sputnik Light) também é cada vez mais usado na campanha de revacinação da cidade como dose de reforço.

A Sputnik V é responsável por 40% de todas as vacinas COVID dadas às pessoas na Cidade do México, de acordo com Eduardo Clark , diretor geral da Agência Digital de Inovações Públicas (ADIP) da Cidade do México (CDMX).  (LINK:  https://www.milenio.com/politica/comunidad/sputnik-v-vacuna-rusa-utilizada-cdmx-autoridades )

A cidade do México também estenderá o uso do primeiro componente da Sputnik V (Sputnik Light) como um reforço para o grupo de 30-39 anos de idade a partir de 14 de fevereiro. (LINK: https://noticieros.televisa.com/ultimas-noticias/cdmx-aplicara-vacuna-covid-refuerzo-astrazeneca-sputnik-personas-30-39-anos/ ). Ele já havia começado a administrar a vacina russa de dose única, Sputnik Light, como um reforço para o grupo de 40-49 anos.

A Sputnik V cria uma resposta imune mais forte e duradoura contra o COVID (incluindo a variante Omicron) do que muitas outras vacinas e que é mais reforçada com uma dose da Sputnik Light. A Sputnik Light é baseada no sorotipo 26 do adenovírus humano e é o primeiro componente da vacina Sputnik V.  A Sputnik Light foi aprovada em mais de 30 países com uma população total de mais de 2,5 bilhões de pessoas e a Sputnik V – em 71 países com uma população total de mais de 4 bilhões de pessoas.

Um estudo [1] único do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas  Lazzaro Spallanzani, na Itália, conduzido por uma equipe de 12 cientistas italianos e 9 russos liderados por Francesco Vaia , diretor do Instituto Spallanzani e Alexander Gintsburg, diretor do Centro Gamaleya, mostrou que  a vacina Sputnik V demonstra mais de 2 vezes mais títulos de anticorpos neutralizantes do vírus para a variante Omicron (B.1.1.529) do que 2 doses da vacina Pfizer (2,1 vezes maior no total e 2,6 vezes maior 3 meses após a vacinação).

O estudo foi realizado em condições laboratoriais iguais em amostras de soro comparáveis de indivíduos vacinados com Sputnik V e Pfizer com nível semelhante de anticorpos IgG e atividade neutralizante de vírus (VNA) contra variante wuhan.  A Sputnik V mostrou redução significativamente menor (2,6 vezes) da atividade neutralizante do vírus contra Omicron em comparação com a variante wuhan referência do que a vacina Pfizer (redução de 8,1 vezes para Sputnik V em contraste com a redução de 21,4 vezes para a vacina Pfizer).

A menor eficácia das vacinas mRNA contra a Omicron, bem como a eficácia rapidamente minúscula das vacinas mRNA contra o COVID podem ser tratadas usando a Sputnik Light como um reforço universal.  Com base nos dados coletados pelo Instituto Spallanzani e nos resultados de estudos anteriores, o reforço heterólogo ("mix & match") com a Sputnik Light é a melhor solução para aumentar a eficácia de outras vacinas e estender o período de proteção, uma vez que a configuração da plataforma adenoviral fornece melhor proteção contra Omicron e outras mutações.

A Sputnik Light já mostrou fortes resultados quando administrada como um reforço em testes de "mix & match". Por exemplo, na Argentina , um estudo combinado do Sputnik Light com vacinas produzidas pela AstraZeneca, Sinopharm, Moderna e Cansino demonstrou que a Sputnik Light induz anticorpos e resposta de células T mais fortes em comparação com o regime homólogo (duas doses da mesma vacina).  O estudo realizado em cinco províncias mostrou que a combinação de "coquetel de vacina" com a Sputnik Light havia fornecido uma maior titulação de anticorpos no 14º dia após a administração de uma segunda dose quando comparada aos regimes homólogos originais (mesma vacina da primeira e segunda dose) de cada uma das vacinas.

Sputnik Light e Sputnik V foram desenvolvidas usando uma tecnologia segura que tem sido amplamente estudada por mais de 30 anos e não foram associadas a raros efeitos colaterais graves, como miocardite ou pericardite.

A maior segurança e efetividade da Sputnik V e da Sputnik Light foi demonstrada em mais de 30 estudos e publicações de dados do mundo real em mais de 10 países.

Sputnik V e Sputnik Light podem ser armazenados em um refrigerador convencional a +2 +8ºC por 6 meses, tornando-as disponíveis globalmente, inclusive em territórios remotos, sem qualquer necessidade de investir em infraestrutura adicional de cadeia fria.

[1]  https://www.medrxiv.org/content/10.1101/2022.01.15.22269335v1

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/1698158/Russian_Direct_Invest_Fund_Logo.jpg

FONTE The Russian Direct Invest Fund (RDIF)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!