Liga Solidária produz e distribui 1,5 mil marmitas diárias
prnewswire.com
Liga Solidária produz e distribui 1,5 mil marmitas diárias

SAO PAULO , 27 de janeiro de 2022 /PRNewswire/ -- A Liga Solidária, organização da sociedade civil que atende famílias em situação de alta vulnerabilidade na capital paulista, participa da execução do Cozinhando pela Vida, projeto vinculado à S ecretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo . A Liga Solidária coordena a produção e distribuição diária de 1.500 marmitas e o público atendido é formado por famílias que não recebem cestas básicas. O projeto, já iniciado, será desenvolvido até o final de abril de 2022 e contratou 18 profissionais temporários. As refeições são distribuídas de segunda a sexta, sempre das 11h30 às 13h30, em parceria com lideranças de comunidades da zona oeste da capital.

Os locais de produção das marmitas são os CEUs Uirapuru, Butantã e Jaguaré. A Liga equipou as três cozinhas desses locais, garantindo a infraestrutura necessária, e fez treinamento do pessoal. Para cada cozinha, seis colaboradores foram contratados temporariamente, no segundo semestre de 2021, remunerados pela secretaria. As funções e quantidade são : 01 nutricionista; 02 cozinheiros (as); e 03 auxiliares de cozinha.

Todos os contratados são de famílias vulneráveis e residentes no entorno de cada um dos CEUs. Eles receberam treinamentos de manipulação correta dos alimentos, controles higiênico-sanitários, uso de EPIs (equipamentos de proteção individual), bem como utilização dos controles de recebimento e armazenamento de alimentos, administrados pela equipe técnica de nutrição da Liga Solidária. Foram implantadas também medidas de sustentabilidade, com o descarte correto de resíduos comum, orgânico e recicláveis.

A composição das marmitas respeita as exigências estabelecidas no projeto Cozinhando pela Vida e pesam aproximadamente 600g, contendo arroz, feijão, proteína animal (sem osso), guarnição, salada e fruta (sobremesa). Na elaboração dos cardápios, por nutricionistas da Liga Solidária, preconizou-se o uso de temperos naturais, alimentos sazonais e aproveitamento integral dos alimentos (cascas, talos, folhas etc.).

Os alimentos são armazenados e distribuídos semanalmente para os três CEUs, com apoio da infraestrutura de logística da Liga Solidária. As marmitas utilizadas são biodegradáveis e, para a distribuição, são acondicionadas em caixas de isopor higienizadas diariamente. A equipe técnica de nutrição da Liga faz o monitoramento da temperatura dos alimentos desde o início da produção até a distribuição, garantindo que os critérios de tempo e temperatura estejam de acordo, evitando assim risco de contaminação.

Para Rosalu Queiroz, presidente voluntária da Liga Solidária, "a participação da Liga nesse projeto comprova, mais uma vez, a vocação social de uma instituição quase centenária, que sempre atuou junto à população da cidade de São Paulo".

LOCAIS DE PRODUÇÃO: CEU Butantã (Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jd. Esmeralda/ Rio Pequeno ); CEU Uirapuru ( Rua Nazir Miguel , s/nº - Raposo Tavares );  CEU Jaguaré (Avenida Kenkiti Simomoto, 80, Jaguaré).

COMUNIDADES ATENDIDAS: As distribuições das marmitas atendem às seguintes comunidades: Céu Uirapuru (João XXIII, CDHU Educandário, Nova Vitória, Jd D'Abril); Céu Butantã (Sapé/Jardim Maria Luiza, Comunidade do Camarazal/ Polópoli, Comunidade 1010/Bode Zé e Vila Dalva); Céu Jaguaré (João de Barro, Fazendinha, Areião e Vila Nova Jaguaré).

Sobre a Liga Solidária

A Liga Solidária, fundada em 1923 como Liga das Senhoras Católicas de São Paulo, é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. A Liga atua em quatro eixos (Educação de Qualidade, Inclusão Produtiva, Vínculos Comunitários e Envelhecimento Ativo), cujos 9 programas socioeducativos beneficiam cerca de 13 mil crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade, na capital paulista.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1735557/1.jpg
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1735558/2.jpg

FONTE Liga Solidária

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!