Especializada em compliance, a solução Topaz Trace vem sendo utilizada por grandes instituições financeiras na América Latina
SÃO PAULO, 16 de novembro de 2021 /PRNewswire/ -- Imagine que um banco identifique uma transferência de altos valores na conta de um cliente que não tenha renda compatível para aquela transação. Diante desse sinal de alerta, a instituição financeira precisa monitorar e, se necessário, investigar para ter certeza de que não se trata de uma movimentação ilícita. Para auxiliar os bancos na identificação de transações suspeitas e prevenção de lavagem de dinheiro , a Topaz , empresa do Grupo Stefanini , desenvolveu a solução Topaz Trace , especializada em compliance .
No Brasil, importantes instituições financeiras, fintenchs como Superdigital , do Santander, e cooperativas de crédito – entre elas a Credisis - já utilizam o Topaz Trace. Os principais bancos paraguaios, incluindo os de operação global, também já aderiram à solução, que pode ser utilizada em sistemas de core bancários legados e não apenas em conjunto com o Topaz Banking.
Segundo Federico Tejera , responsável pela área de Produtos da Topaz, a solução atende aos requisitos de auditorias externas e internas nacionais e internacionais , mantendo um registro de todas as transações e ações realizadas pelos usuários. Atualmente, o Topaz Trace combate a lavagem de dinheiro em mais de 15 países , gerindo o perfil transacional de mais de 15 milhões de usuários.
"A solução identifica e atua em riscos associados à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. Com o Topaz Trace é possível fazer monitoramento de presença de potenciais clientes em listas restritivas e gerenciar indicadores que auxiliam na identificação de ligações de clientes com atividades ilícitas", afirma Marco Cester , executivo de Negócios Digitais da Topaz.
Com a utilização de Inteligência Artificial, a solução antilavagem de dinheiro permite controles mais inteligentes das movimentações e dos históricos dos clientes. " Há algo diferente que precisa ser monitorado? É suspeita ou não de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo? Trata-se de uma atividade ilícita? Nossa solução pode ajudara elucidar cada uma dessas questões, em parceria com os bancos", garante Jorge Iglesias , CEO da Topaz.
Hoje mais de 30 instituições financeiras da América Latina usam o Topaz Trace. A expectativa é que a demanda por esta solução cresça 58% em 2022, com grandes chances de expansão para outras regiões onde o Grupo Stefanini atua, como Estados Unidos e Europa.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1689706/Jorge_Iglesias_2.jpg
FONTE Topaz