A GGI-OSOWOG, primeira rede de painéis solares transnacionais do mundo, é lançada em Glasgow
prnewswire.com
A GGI-OSOWOG, primeira rede de painéis solares transnacionais do mundo, é lançada em Glasgow

GLASGOW , Escócia, 3 de novembro de 2021 /PRNewswire/ -- A Aliança Solar Internacional (ISA), a Presidência da ISA da Índia e a Presidência da COP do Reino Unido divulgaram hoje planos para a primeira rede transnacional de sistemas de energia solar, denominada Green Grids Initiative – One Sun One World One Grid (GGI-OSOWOG), na COP26 em Glasgow .

O anúncio foi acompanhado pela declaração One Sun , endossada por 80 países membros da ISA, que afirmava que "A concretização da visão One Sun One World One Grid por meio de sistemas ecológicos interconectados pode ser transformadora, possibilitando a todos nós o cumprimento das metas do Acordo de Paris de prevenção de alterações climáticas nocivas, a aceleração da transição para energias limpas e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. Todos esses esforços podem estimular investimentos mais ecológicos e criar milhões de bons empregos. Com o compartilhamento da energia solar, podemos ajudar a construir um mundo mais pacífico e próspero".

O projeto, liderado pelos governos da Índia e do Reino Unido, e implementado pela ISA, em parceria com o World Bank Group, visa aproveitar a energia solar em qualquer lugar onde o sol brilhe e garantir que a eletricidade gerada flua para as áreas mais necessitadas. A GGI-OSOWOG reunirá uma coalizão global de governos nacionais, organizações financeiras e técnicas internacionais, legisladores, operadoras de sistemas de energia e líderes mundiais para acelerar a construção da nova infraestrutura necessária para criar um mundo movido por energia limpa. Ao fazer isso, o projeto tem como objetivo reduzir a dependência de energia não renovável, como o carvão, pois possibilita a aquisição de energia solar de outros países a preços acessíveis.

Como principal agência que lidera e executa o projeto, a ISA tem como objetivo ajudar a mobilizar USD 1 trilhão de financiamento até 2030 para que os países em desenvolvimento possam expandir suas redes de energia solar para atender às necessidades de acesso à energia, segurança energética e transição de energia. A iniciativa é amplamente vista como um grande e ousado passo adiante na jornada de transição solar da ISA e contribuirá de alguma forma para a realização de sua visão para o futuro da energia solar.

Falando no evento de hoje, o Sr. Narendra Modi , primeiro ministro da Índia, disse: " One Sun , One World & One Grid não apenas reduzirá as necessidades de armazenamento, mas também aumentará a viabilidade dos projetos solares. Graças a essa iniciativa criativa, será possível não apenas reduzir as pegadas de carbono e o custo de energia, mas também abrir um novo caminho para a cooperação entre vários países e regiões.

"A iniciativa One Sun One World One Grid and Green Grids é uma ideia que chegou em boa hora. Se o mundo tiver que mudar para ter um futuro limpo e sustentável, as redes transnacionais interconectadas serão uma solução fundamental. Parabenizo a Aliança Solar Internacional e a Presidência da COP do Reino Unido por tê-la aproximado mais da implementação".

O evento também contou com o discurso do Primeiro Ministro Boris Johnson, do Reino Unido, que disse: "Queremos que essas invenções e avanços obtenham recursos financeiros e o apoio necessário para garantir que sejam divulgados em todo o mundo".

O Presidente Biden apoiou a iniciativa GGI-OSOWOG no discurso que proferiu no evento de lançamento: "Temos de ampliar as tecnologias limpas já disponíveis comercialmente e de custo competitivo, como as energias eólica e solar".

Após o anúncio, o diretor geral da ISA, o Dr. Ajay Mathur , observou: "Esaa rede tem o potencial de ser uma maravilha da engenharia moderna e um catalisador para atenuar efetivamente as mudanças climáticas na próxima década. A declaração One Sun é o multilateralismo em ação, reunindo líderes do mundo para impulsionar mudanças de impacto sustentável para o planeta ficar mais limpo e uma economia mais sustentável.

"Graças ao poder da energia solar, de outras energias renováveis e de nossos esforços coletivos, acreditamos que podemos construir e alcançar uma recuperação sustentável, fazendo a transição dos combustíveis fósseis para a energia solar no futuro e oferecendo eletricidade renovável a preços acessíveis aos mercados historicamente mal atendidos".

De acordo com os planos que estão sendo divulgados hoje, a ISA pretende criar uma rede de sistemas ecológicos interconectados nos próximos anos. Na primeira fase, o projeto promoverá a interconectividade em todo o Oriente Médio, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. A segunda fase terá como foco as centrais elétricas da África, e a terceira impulsionará as interconexões das redes sustentáveis globais.

O conceito de rede global foi anunciado pela primeira vez pelo Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi , em outubro de 2018, na primeira assembléia da ISA. Em maio de 2021, o Reino Unido prometeu apoio técnico, financeiro e de pesquisa para o projeto OSOWOG.

Sobre a Aliança Solar internacional
A Aliança Solar Internacional (ISA), foi lançada na COP21 em Paris e recentemente expandiu o escopo de seus membros para incluir todos os estados membros da ONU. Conta com 90 signatários e 193 membros em perspectiva. A ISA dispõe de uma plataforma exclusiva de cooperação, por meio da qual a comunidade global, incluindo governos, organizações bilaterais e multilaterais, empresas, setores e outras partes interessadas podem contribuir para alcançar o objetivo comum de aumentar o uso e a qualidade da energia solar para atender às necessidades energéticas dos possíveis países membros da ISA de forma segura, conveniente, acessível, justa e sustentável.

Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1677050/ISA_Logo.jpg
Logotipo - https://mma.prnewswire.com/media/1677051/OSOWOG_Logo.jpg

OSOWOG Logo

FONTE International Solar Alliance

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!