Nova coalizão global acelerará a transição da indústria do turismo para atingir o status net zero
prnewswire.com
Nova coalizão global acelerará a transição da indústria do turismo para atingir o status net zero

RIAD, Arábia Saudita, 25 de outubro de 2021 /PRNewswire/ -- O governo da Arábia Saudita lançou o Centro Global de Turismo Sustentável (STGC, Sustainable Tourism Global Center), uma coalizão que envolve diversos países e partes interessadas e tem como objetivo acelerar a transição do setor de turismo para emissões net zero, além de estimular ações para proteger a natureza e apoiar comunidades.

Lançado hoje pelo príncipe Mohammed Bin Salman , o Centro Global de Turismo Sustentável oferecerá apoio a viajantes, governos e o setor privado para garantir que o turismo promova o crescimento e a criação de empregos, enquanto também faz sua parte para alcançar as metas climáticas estabelecidas no Acordo de Paris , incluindo manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C.  

Com o setor global de viagens e turismo responsável por 8% das emissões globais de gases de efeito estufa, a Arábia Saudita priorizou ações urgentes para apoiar este importante setor em sua transição para net zero.

O Centro Global será a plataforma para trazer todo o conhecimento e experiência; tem como objetivo ser a "estrela do norte" para o setor de turismo durante a recuperação da pandemia de COVID-19 e a transição rumo a um futuro sustentável. Globalmente, o turismo contribui com a renda de mais de 330 milhões de pessoas e, antes da pandemia, era responsável pela criação de um em cada quatro empregos no mundo.  

Detalhes dessa coalizão e os serviços que ela fornecerá serão formalmente anunciados durante a COP26 .

Ahmed Al Khateeb , ministro do Turismo da Arábia Saudita, afirma:  "O setor do turismo contribui com 8% das emissões globais de gases de efeito estufa — e espera-se que esse número cresça caso nada seja feito agora. O turismo também é um setor muito fragmentado: 80% são pequenas e médias empresas, que dependem de orientação e apoio da liderança do setor. O setor deve fazer parte da solução."

Para responder a esse apelo essencial, a Arábia Saudita está trabalhando com parceiros - que priorizam o turismo,  e médias empresas e o clima — para criar uma coalização envolvendo diversos países e partes interessadas capaz de liderar, acelerar e acompanhar a transição para emissões para net zero. 

Trabalhando em conjunto e proporcionando uma forte plataforma conjunta, o setor do turismo terá o apoio de que necessita. O STGC facilitará o crescimento, tornando o turismo melhor para o clima, a natureza e as comunidades". 

Gloria Guevara , assessora especial do ministro do Turismo, ressalta:  "Há muitos anos, vários atores no setor de turismo trabalham em diferentes iniciativas para acelerar a Corrida para o Zero (Race to Zero), mas o fazem de maneira isolada. O impacto da pandemia global no setor de turismo realçou a importância vital da colaboração envolvendo vários países e partes interessadas. E agora a Arábia Saudita está tentando reunir as partes interessadas e tornar o turismo parte da solução para a mudança climática."

Infographic - https://mma.prnewswire.com/media/1668358/Sustainable_Tourism_Infographic.jpg

FONTE Ministry of Tourism of Saudi Arabia

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!