SÃO PAULO , 24 de agosto de 2021 /PRNewswire/ -- De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), doenças como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC) tiram a vida de mais de 380 mil brasileiros por ano, o que corresponde a 30% de todas as mortes no País. Dentro desse montante, o número de jovens acometidos por doenças cardiovasculares é cada vez maior, prova disso é que pessoas entre 12 e 17 anos já somam 20% dos que apresentam nível de colesterol acima do recomendado, segundo informações da SBC. Diante desse cenário, a AstraZeneca e o FazBem - programa de saúde e bem-estar da AstraZeneca Brasil – lançam a campanha #NãoVacilaComOColesterol, incentivando que saúde cardiovascular é assunto para jovem também. A iniciativa lança mão de plataformas digitais para viralizar o tema e impactar o público sobre prevenção, hábitos saudáveis e acompanhamento médico regular.
Para o mês de agosto que celebra o combate ao colesterol, as agências BCW Brasil e VMLY&R Brasil parceiras da campanha desenvolveram key messages atuais no cenário digital, ambiente de maior interação com o público-alvo. E ganharam reforço com a parceria do portal Minha Vida que, com sua linguagem empática e dinâmica, abordará o tema em banners que direcionam o usuário ao site FazBem, onde estão concentradas as informações de conscientização. Durante os dois meses de campanha, diversos textos e conteúdos sobre colesterol alto e saúde cardiovascular serão divulgados nos diversos canais.
Segundo Andrei Sposito , diretor do Laboratório de Aterosclerose e Biologia Vascular da UNICAMP, a falta de hábitos saudáveis como má alimentação, tabagismo e sedentarismo tem aumentado o desequilíbrio dos níveis de colesterol, especialmente em pacientes jovens. "Embora assintomática, a alta taxa de colesterol no sangue é o principal causador de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Importante ressaltar ainda que colesterol alto não está restrito a adultos que levam uma vida estressante, são tabagistas e sedentários, cada vez mais, notamos esse descontrole em pacientes jovens e até em crianças, por isso a prevenção deve ser feita desde cedo", sinaliza o médico. A Pesquisa Nacional de Saúde 2019 do IBGE mostra justamente este fato, jovens com 18 anos ou mais foram mais de 50% dos diagnosticados com pelo menos uma doença crônica e dentre eles, 14,6% relataram o diagnóstico de colesterol alto. O especialista reforça que o cenário atual da Covid-19 agrava ainda mais a situação e riscos aos cardiopatas.
SOBRE A ASTRAZENECA
A AstraZeneca é uma empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação, com foco principal na descoberta, desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição, principalmente para o tratamento de doenças em três principais linhas terapêuticas - Oncologia, Doenças Cardiovasculares, Renais & Metabólicas e Respiratório. A companhia também atua nas áreas autoimunidade, neurociência e infecção. A AstraZeneca opera em mais de 100 países e seus medicamentos inovadores são usados por milhões de pacientes em todo o mundo. Para mais informações acesse: www.astrazeneca.com.br
Referências
----------------------------
- Biblioteca Virtual em Saúde/ Ministério da Saúde - National Cholesterol Day - 8/8 | MS Virtual Health Library (saude.gov.br)
- Veja Saúde - https://saude.abril.com.br/medicina/colesterol-esqueceram-de-mim/
- Organização Pan Americana de Saúde - https://iris.paho.org/handle/10665.2/7865?locale-attribute=pt
- Pesquisa Nacional de Saúde 2019 - Volume 4/IBGE - Apresentação do PowerPoint (ibge.gov.br)
- Plataforma SBC " Estatísticas Cardiovasculares Brasil 2020 " START | SBC - Statistics (cardiol.br)
- Sociedade Brasileira de Cardiologia - SBC alerta: controle do colesterol é fundamental para minimizar riscos de doenças cardiovasculares (cardiol.br)
- Projeto Erica – Estudos de Riscos Cardiovasculares em adolescentes http://www.erica.ufrj.br/index.php/resultados-e-publicacoes/
Material destinado à imprensa. Produzido em agosto/2021. BR-14223
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1601306/AZ_Colesterol.jpg
FONTE AstraZeneca