Guilherme Cunha Costa fala sobre a agenda ESG:
prnewswire.com
Guilherme Cunha Costa fala sobre a agenda ESG: "responsabilidade ambiental e social tem nome e valor de mercado"

SÃO PAULO  , 5 de julho de 2021 /PRNewswire/ -- O termo em inglês ESG - Environmental, Social and Governance  que em português quer dizer Ambiental, Social e Governança, apesar de novo, já é conhecido mundialmente e abrange uma série de conceitos de preocupação concreta com o meio ambiente, questões sociais e administrativas.

Na prática, trata-se da responsabilidade com o desmatamento ilegal, emissão de gases, controle de práticas anticorrupção, respeito aos direitos humanos, trabalhistas e à igualdade de gênero e raça.

Muito antes da atenção global ao ESG, a Paper Excellence sempre executou ações que repercutem positivamente no planeta até os dias de hoje.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais da empresa no Brasil, Guilherme Cunha Costa , a empresa tem como ações concretas de desenvolvimento sustentável que vão desde o respeito à biodiversidade, passando pelos eventos comunitários, aos costumes locais, até o uso de energia renovável e impacto ambiental.

"O envolvimento com comunidades locais e indígenas, por exemplo, é uma das bases da responsabilidade social corporativa e que se constrói em longo prazo. A Paper Excellence não só entende como incentiva e valoriza a importância do seu relacionamento com as comunidades locais", explica Cunha Costa .

Quanto ao meio ambiente, a matéria-prima para a produção da celulose e papel é 100% proveniente de florestas plantadas e 88% da energia utilizada nas fábricas da Paper Execellence é limpa e gerada através de biomassa de resíduos de madeira. Desde 1990, a empresa já conseguiu reduzir a pegada de carbono em 59%.

No âmbito da Governança Corporativa, a produtora global de celulose e papel mantém suas relações institucionais e governamentais em processos éticos, transparentes e que visam o diálogo entre todos os seus stakeholders, em linha com os valores da atividade mantida pela empresa.

Garantida de qualidade

Conforme explica Guilherme Cunha Costa , ainda não existe um selo que comprove a agenda ESG das companhias, no entanto, as certificações já existentes são verificadores importantes para consumidores e investidores.

"Todas as fábricas da Paper Excellence utilizam sistemas de gestão ambiental ISO-14001, além disso, obedecem a rigorosos padrões internacionais de certificação de cadeia de custódia FSC®, PEFC ™ e SFI®."

Investimentos no setor

O setor florestal de árvores cultivadas, responsável por 100% da matéria-prima para produção de celulose e papel no Brasil prevê um crescimento de R$35,5 bilhões até 2023.

Na contramão da lógica de recessão mundial, o ramo já é pautado no ESG e, portanto, tem destaque tanto para investidores quando para consumidores, que estão atentos aos itens de responsabilidade.

De acordo com a Ibá (Indústria Brasileira de Árvores), o aporte de investimentos inclui florestas, novas fábricas, expansões, tecnologia e ciência. Os números representam praticamente o dobro do registrado nos quatro anos anteriores, entre 2016 e 2019.

Para o executivo da Paper Excellence, o alto nível de investimento demonstra a confiança do segmento no crescimento da economia verde. "Os investidores buscam projetos ESG, e como as empresas do setor já têm anos de experiência na execução de projetos de sustentabilidade, os resultados são nítidos e comprovados" afirma Cunha Costa .

Se para a economia é rentável, para o meio ambiente e toda a sociedade é essencial. Os nove milhões de hectares de árvores plantadas absorvem 1,88 bilhão de toneladas das emissões dos vários gases de efeito estufa (CO2eq¹) da atmosfera. Para cada 1 hectare de floresta plantada, conserva-se aproximadamente 0,7 hectare de área natural, o que é vital na produção natural de água doce potável no mundo.

Somam-se a esses números, impactos de relevância como postos de trabalho, capacitação, incentivo ao estudo e culturas locais. 

Foto -  https://mma.prnewswire.com/media/1557490/FREEPIK___ESG_PAPER_EXCELLENCE.jpg

FONTE Paper Excellence Brasil

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!