Qiagen traz ao Brasil tecnologia que permite, por meio de sistemas de PCR Digital, mapear variantes do SARS-COV-2
prnewswire.com
Qiagen traz ao Brasil tecnologia que permite, por meio de sistemas de PCR Digital, mapear variantes do SARS-COV-2

SAO PAULO , 18 de junho de 2021 /PRNewswire/ -- Desde a descoberta do SARS-CoV-2 nos dejetos de pessoas infectadas, o monitoramento do vírus em águas residuais tem sido uma medida essencial para o controle epidemiológico da pandemia. O acompanhamento e análise das redes de esgoto ajudam na prevenção do aumento de casos da doença em determinada localidade, o surgimento de nova cepa e a adoção precoce de medidas preventivas contra a disseminação da COVID-19.

Em busca de resultados rápidos e precisos no monitoramento desses resíduos, pesquisadores dos centros de controle epidemiológicos têm recorrido a sistemas de PCR digital, tecnologia mais tolerante à presença de inibidores quando comparada à PCR convencional, o que evita a geração de resultados falsos negativos.

Objetivando contribuir com o monitoramento, a multinacional alemã Qiagen - empresa de tecnologia para diagnósticos moleculares – apresenta o QIAcuity , sistema de PCR digital que integra três módulos em um único equipamento. Baseado em nanoplacas, permite a geração de partições de maneira uniforme, sem variação de tamanho ou coalescência, o que aumenta a robustez dos dados, mensurando até mesmo quantidades mínimas de DNA e RNA em testes de pesquisa viral. O sistema é rápido, podendo obter o resultando em aproximadamente duas horas.

Para facilitar o andamento das pesquisas, a Qiagen  apresenta o QIAcuity One-Step Viral RT-PCR , desenvolvido especialmente para detecção de SARS-CoV-2 no sistema QIAcuity . O kit possui química preparada para a reação, exigindo o mínimo de otimização por parte do usuário.

"A tecnologia de PCR digital, por muito tempo foi considerada uma alternativa com custo mais alto, apesar de conferir diversas vantagens frente às demais metodologias de PCR. Agregamos simplicidade a tecnologia, tornando-a mais acessível e permitindo ampla utilização, o que contribui para a obtenção de resultados com mais acurácia. O QIAcuity  auxiliará de maneira precisa os pesquisadores no desenvolvimento da ciência", comenta Paulo Gropp , Vice-Presidente LATAM da Qiagen .

O QIAcuity é uma ferramenta para uso no teste de águas residuais para SARS-CoV-2, sendo uma forma econômica para levantamento da transmissão em comunidades, evitando distorções de indicadores epidemiológicos, como o número de óbitos em proporção aos casos conhecidos ou rastreamento subestimado de casos na população, seja pela ausência de sintomas ou dificuldade de acesso à saúde.   

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1536697/Qiagen_Imagem_de_divulgacao.jpg

FONTE Qiagen

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!