Huawei e ABGD lançam o primeiro Huawei Solar Road Show no Brasil
prnewswire.com
Huawei e ABGD lançam o primeiro Huawei Solar Road Show no Brasil

SÃO PAULO, 6 de maio de 2021 /PRNewswire/ -- Hoje, a Huawei, juntamente com a Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), iniciará o primeiro Huawei Solar Road Show , um caminhão móvel totalmente adaptado para cursos de qualificação, com uma sala de aula, espaço para oficinas e uma casa de demonstração com cozinha e lavanderia, totalmente equipada, fornecida por um sistema de microgeração distribuída na rede e fora da rede, que serão usados para atividades de demonstração.

A iniciativa, cujo principal patrocinador é a Huawei, também conta com o apoio da secretaria estadual de infraestrutura e meio ambiente de São Paulo (SIMA) e de outras empresas do mercado de energia solar, que realizará cursos fundamentais para a instalação de sistemas fotovoltaicos para mais de 50 cidades, cobrindo os principais estados do Brasil. A partida está programada para 3 de maio.

Por energia solar entenda-se maior capacidade de produção, energia limpa 24 horas por dia, custos otimizados, inteligência, eficiência e segurança - esta é a mensagem que a Huawei quer levar a todas as paradas do Road Show junto com a ABGD e oferecer uma experiência imersiva aos participantes. No cenário residencial, o participante poderá ver de perto a solução fotovoltaica inteligente da Huawei para residências, que oferece 24 horas de energia limpa, estável e econômica e sem afetar a rotina e a qualidade de vida de seus residentes.

"Imagine uma solução única com base em tecnologias digitais que garanta o fornecimento de energia limpa dia e noite, de uma forma muito intuitiva, eficiente e econômica para ambientes residenciais, comerciais e industriais. Isto não é mais uma expectativa para o futuro. Isso é possível agora", diz Fabio Mendes , diretor de parceiros de canal da Huawei, grupo empresarial da América Latina.

O projeto tem três objetivos: conscientizar a população sobre a importância de usar fontes renováveis para geração de energia; qualificar, com uma sala de aula itinerante, profissionais interessados na instalação de sistemas fotovoltaicos e trazer conhecimento para regiões relativamente remotas.

"Nossa ideia é incluir no itinerário as principais capitais e cidades importantes identificadas na rota, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática", comenta Carlos Evangelista , presidente da ABGD .

"Elaboramos um curso com uma carga de trabalho de 8 horas, que inclui noções básicas da regulamentação da geração de eletricidade distribuída, dimensionamento preliminar de projetos fotovoltaicos solares, segurança e qualidade de instalações e vendas", diz Evangelista. A ABGD espera treinar mais de 2 mil pessoas ao longo do caminho em um circuito de 12 meses na estrada.

Além dos aspectos técnicos, o curso abrange várias etapas do processo de comercialização para sistemas fotovoltaicos e promove o empreendedorismo. Evangelista ressalta que a energia renovável pode ser um fator motriz na recuperação econômica como um todo.

"Ao fortalecer o mercado de sistemas fotovoltaicos em uma região, você está oferecendo para as residências e estabelecimentos comerciais uma possibilidade de economizar na tarifa de energia e, além disso, dinamiza a economia e gera vários empregos", ressalta o Presidente da ABGD.

Em um cenário residencial dentro do caminhão, com cozinha e lavanderia equipadas e alimentadas por energia solar fotovoltaica, mostrará como funciona na prática da vida cotidiana um ambiente no qual a eletricidade é gerada ali mesmo, com luz solar.

"Ao longo do trabalho da ABGD, identificamos muitas dúvidas na população sobre a complexidade e a viabilidade da instalação de um sistema fotovoltaico, bem como a garantia de fornecimento de energia", explica Evangelista. O executivo destaca que no caminhão da Huawei Solar Road Show será possível eliminar mitos em relação à geração distribuída.

Priscila Carazzatto, diretora comercial da ABGD , acrescenta: "A ABGD tem cada vez mais procurado promover o desenvolvimento de negócios no setor de geração de eletricidade distribuída. O HUAWEI Solar Road Show proporciona cobertura nacional e uma grande oportunidade para mostrar um sistema totalmente fora da rede. Poderemos fornecer meios para incentivar a criação de empregos em um setor em rápido crescimento. Estamos falando sobre o desenvolvimento sustentável do setor, um dos princípios operacionais da ABGD, cuja história tem sido essa: combinar crescimento econômico, qualificação profissional e benefícios ambientais em projetos transformadores", ela conclui.

Carazzatto afirma que a ABGD já está formatando a segunda fase do projeto, que será um barco FV itinerante navegando no rio Purus (um tributário do rio Amazonas), oferecendo treinamento e qualificação para as populações ribeirinhas da Amazônia, além de disseminar e disponibilizar todas as políticas públicas focadas em energias renováveis e aplicáveis na região brasileira da Amazônia.

Como visitar e participar

Você viu?

A visita ao caminhão, que também contará com a exposição de vídeos sobre energia renovável, estará aberta ao público e organizada de acordo com os protocolos de segurança e distância social da COVID-19. A ABGD tem o apoio de um especialista em doenças infecciosas para desenvolver seu próprio protocolo para o Huawei Solar Road Show, que terá constante higienização do meio ambiente, a distância entre os participantes, a distribuição de duas máscaras para cada estudante e de álcool gel.

Para fazer o curso, é necessário se inscrever no site www.roadshowhuaweisolar.com.br  e levar 1 kg de alimento não perecível no dia do treinamento. A ABGD também convidará as empresas locais a contribuir com doações de alimentos, que serão entregues a uma instituição na cidade onde a unidade está presente.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), a maior Associação Brasileira do setor de energia renovável, tem mais de 900 membros, incluindo provedores de soluções, EPCs, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes tamanhos e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum o desempenho direto ou indireto na geração distribuída. Foi fundada em 2015 para dar legitimidade às demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis. A ABGD representa e defende os interesses de seus associados com agências governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores, agentes do setor e, mais do que isso, trabalha na disseminação da geração distribuída para diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, segurança jurídica, eficiência energética e previsibilidade de despesas com relação à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

Sobre a Huawei

Fundada em 1987, a Huawei é uma provedora líder global de infraestrutura e dispositivos inteligentes de tecnologia da informação e comunicação (ICT). Temos mais de 197.000 funcionários e operamos em mais de 170 países e regiões, atendendo a mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo.

Nossa visão e missão é levar o digital para cada pessoa, casa e organização para um mundo totalmente conectado e inteligente. Para este fim, impulsionaremos a conectividade contínua e promoveremos acesso igual para as redes; levaremos a nuvem e a inteligência artificial a todos os quatro cantos da terra para oferecer um poder de computação superior onde você precisa, quando você precisar; construiremos plataformas digitais para ajudar todos os setores e organizações a se tornarem mais ágeis, eficientes e dinâmicas; redefiniremos a experiência do usuário com IA, tornando-a mais personalizada para as pessoas em todos os aspectos de sua vida, seja em sua residência, escritório, ou em qualquer lugar. Para mais informações, acesse a Huawei on-line em www.huawei.com  ou siga-nos em :
http://www.linkedin.com/company/Huawei
http://www.twitter.com/Huawei
http://www.facebook.com/Huawei

Acesse o Huawei Solar Brasil em solar.huawei.com/br ou siga nas redes sociais @HuaweiSolarBrasil (LinkedIn, Instagram e Facebook).

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1501400/Huawei_ABGD_Solar_Road_Show.jpg

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1501401/Huawei_Solar_Road_Show_truck.jpg

FONTE Huawei

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários