Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba completam 35 anos com presente voltado aos idosos, por Edmar Lastoria
prnewswire.com
Amigos do Hospital de Clínicas de Curitiba completam 35 anos com presente voltado aos idosos, por Edmar Lastoria

FLORIANÓPOLIS, Brasil , 1 de maio de 2021 /PRNewswire/ -- Os Amigos do HC criaram um Programa de Atenção à Pessoa Idosa para atender gratuitamente pessoas com 60 anos ou mais que buscam envelhecer de forma saudável, ativa e com autonomia. O projeto será viabilizado por meio de uma campanha de arrecadação promovida pela Associação.

A implementação do programa marcará a celebração dos seus 35 anos e será executado de forma híbrida nas modalidades digital e presencial. Mais informações serão reveladas em coletiva de imprensa realizada no dia 3 de maio, às 9h30, com transmissão ao vivo.

O Programa tem como objetivo oferecer conhecimento, informações sobre direitos, cuidados, atendimentos, grupos de convivência, prevenção e promoção da saúde à população idosa. Para isso, compreende três eixos de atuação.

O primeiro proporcionará melhores condições ao atendimento à pessoa idosa no Hospital de Clínicas, onde 60% do público atendido possui mais de 60 anos. O segundo disponibilizará uma plataforma digital com conteúdo especializado e canal de defesa de direitos. O terceiro prevê a implementação de um espaço físico onde serão realizadas atividades presenciais e híbridas voltadas à convivência das pessoas idosas e à intergeracionalidade.

Como surgiu o Programa de Atenção à Pessoa Idosa?

Os Amigos do HC estão presentes em Conselhos de Direito da Pessoa Idosa, com participações na construção e efetivação das políticas públicas para essa população. Durante o período pandêmico, como membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, a Associação integra o Grupo Emergencial COVID-19, que tem como finalidade exclusiva intervir tecnicamente e estrategicamente em situações urgentes.

Esse grupo conta com profissionais da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF), Ministério Público, Secretaria Municipal da Saúde e Organizações da Sociedade Civil. Nesse período, a Associação fez a distribuição de kits de imunização, contendo: máscara, álcool gel e líquido para mais de 900 idosos e profissionais atuantes em Instituições de Longa Permanência (ILPIs). Com isso, houve a aproximação com esse público e foram percebidas dificuldades relacionadas ao acesso às informações como: normas regulamentadoras, leis, decretos e técnicas a serem seguidas pelos serviços.

Foi constatada ainda a necessidade de integrar a pessoa idosa ao universo digital. Com o isolamento e distanciamento, a interação social do público maduro está ainda mais comprometida, fazendo com que fiquem introspectivas e suscetíveis ao adoecimento da saúde mental, o que pode desenvolver quadros como: depressão, embotamento emocional, ansiedade e transtornos significativos.

Pensando na promoção da saúde e na efetivação dos direitos da pessoa idosa, previstos no Estatuto do Idoso, foi desenvolvido o Programa de Atenção à Pessoa Idosa. Atuará por meio de ações estratégicas para a construção de Políticas Públicas voltadas à essa população, facilitando o acesso às informações e serviço, no formato híbrido, com o intuito de potencializar o empoderamento e permitir o envelhecimento protagonista e independente.

O que será o Programa?

O Programa de Atenção à Pessoa Idosa será criado pelos Amigos do HC para atender gratuitamente pessoas com 60 anos ou mais que buscam envelhecer de forma saudável, ativa e autônoma. Isso será oferecido por meio da promoção à saúde e defesa dos direitos da população idosa.

Qual o público-alvo?

Pessoas com 60 anos ou mais assistidas pelo Sistema Único de Saúde; pessoas idosas atendidas em Instituições de Longa Permanência (lLPS), profissionais da rede de assistência ao idoso, profissionais da área e a população idosa em geral.

Objetivos do Programa de Atenção à Pessoa Idosa

  • Articulação e compartilhamento de informações para fortalecimento da rede de enfrentamento e garantia de direitos da pessoa idosa;
  • Melhoria continuada na qualidade do atendimento à pessoa idosa no contexto de atendimento hospitalar;
  • Empoderamento, protagonismo e pertencimento do público 60+ em seu contexto social e laboral, através de atividades integradas;
  • Orientação para uma alimentação saudável, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas atendidas;
  • Inclusão digital com segurança e modernização social da população idosa;
  • Serviços de terapias alternativas, atuando na prevenção e fortalecimento da saúde básica da pessoa idosa.

35 Anos Amigos do HC

A Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas é uma Organização da Sociedade Civil (OSC), sem fins lucrativos, que atua na defesa de direitos e promoção da saúde. Nosso compromisso consiste em melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, familiares e acompanhantes de tratamento no Complexo Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná.

Com o lema 35 Anos de Amizade pela Vida, a Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, conhecida como Amigos do HC, comemora um marco em sua história trazendo um grande presente à sociedade. A criação e manutenção do Programa de Atenção à Pessoa Idosa é a grande causa dos 35 anos dos Amigos do HC e depende do apoio de todos.

Acesse www.35anosAmigosdoHC.org.br e saiba mais!

Fonte:  Ricardo Lastoria @ticolastoria
Assessoria: Marcio Demari / Escritório Digital: 48-9 8834-8552

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1501341/Edmar_Ricardo_Lastoria.jpg

FONTE Edmar Ricardo Lastoria

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!