Pulsante: Está na hora de fortalecer as organizações que atuam pelo empoderamento cívico na América Latina
prnewswire.com
Pulsante: Está na hora de fortalecer as organizações que atuam pelo empoderamento cívico na América Latina

BRASÍLIA, Brasil , 23 de março de 2021 /PRNewswire/ -- A situação atual da América Latina é preocupante. Na Colômbia, foram registrados 66 massacres durante o ano de 2020 e 120 defensores dos direitos humanos foram assassinados [1] ; na Argentina , durante o primeiro semestre do ano passado, a pobreza alcançou 40,9% da população [2] ; La Marcha Mas Grande De Chile (A Maior Marcha do Chile , nome da manifestação em português) reuniu mais de 1,2 milhão de pessoas em Santiago e mais de 3 milhões de pessoas em todo o país reivindicando uma nova Constituição [3] ; No Brasil o produto interno bruto reduziu 4,1% em 2020 e quase 14 milhões de pessoas estavam desempregadas [4] ; No México, além do aumento dos índices de feminicídios, a desigualdade cresce e 44% da população está em situação de pobreza [5] .

Além de problemas como os citados acima que a América Latina enfrenta, de acordo com dados da organização Civicus Monitor , metade da população do continente vive em países onde o espaço cívico é obstruído, reprimido ou fechado. Para enfrentar este cenário, a Pulsante , uma parceria formada pela Luminate, Open Society Foundations e Fundación Avina lança um novo Fundo de Apoio para Organizações de Empoderamento Cívico (pulsante.org/pt-br/fundo_organizacoes/) . O convite à apresentação de propostas é voltado para organizações legalmente constituídas com sede na América Latina e está aberto até 30 de abril de 2021. As organizações poderão solicitar recursos entre 80 e 120 mil dólares e o apoio terá duração de 18 a 24 meses.

"Esperamos que este Fundo contribua para aumentar a resiliência de organizações que fortalecem o ecossistema cívico na América Latina por meio de uma cidadania ativa que possa incluir vozes tradicionalmente excluídas, influenciar nas estruturas de poder e contribuir para melhorar as democracias", disse Felipe Estefan , Diretor de Investimentos da Luminate.

Para saber mais sobre a Pulsante, seus convites à apresentação de propostas, recursos, bases e condições de apoios, e para manter-se informado sobre o que está acontecendo no espaço cívico na América Latina, siga-nos no Facebook , Twitter e Instagram e visite nosso website .

[1] https://news.un.org/es/story/2020/12/1485602

[2] https://www.eleconomista.com.mx/economia/La-pobreza-en-Argentina-aumenta-al-40.9-en-primer-semestre-de-2020-20200930-0069.html

[3] https://www.eluniversal.com.mx/mundo/protestas-en-chile-la-historica-marcha-de-mas-de-un-millon-de-personas-que-tomo-las-calles-de

[4]  Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE: https://www.ibge.gov.br/ ).

[5] https://www.infobae.com/america/mexico/2019/06/06/mexico-sigue-a-mas-de-un-siglo-de-emparejar-la-brecha-entre-ricos-y-pobres/#:~:text=De%20acuerdo%20con%20la%20especialista,poblaci%C3%B3n%20se%20divide%20el%2020%25 .

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/1471393/Pulsante_01_PORTUGUESE.jpg

FONTE Pulsante

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!