O Google anunciou nesta quinta-feira (28) o lançamento das “Categorias em ascensão no varejo”, uma página especializada em análise de mercado e que tem como finalidade apresentar as principais tendências de compras do público ao usuário.
A nova ferramenta utiliza dos mesmos dados do Google Trends e de acordo com a empresa fornece “insights para marcas e varejistas” sobre os itens em alta, em que regiões eles mais crescem e até consultas associadas a estes produtos.
A seção é fruto da iniciativa Think with Google, que busca ajudar empresas a melhor entender as dinâmicas do mercado e quais práticas são consideradas boas dentro do cenário, e chega para ajudar os pequenos negócios nas demandas dos brasileiros durante a atual pandemia do coronavírus.
Ainda segundo o Google , os primeiros dados apresentados pela versão local da página incluem a descoberta de que, nas últimas dez semanas, a necessidade de isolamento levou a um aumento drástico da demanda de algumas categorias no país, lideradas por cama, mesa e banho (que viu um aumento de mais de 99% nas buscas no site), eletroportáteis (92%) e utensílios domésticos (72%). Entre produtos específicos, o vencedor são os chinelos e pantufas, que hoje são 800% mais procurados no Google que logo antes do início da pandemia.