A cidade de Nova York vai começar a testar um programa piloto que usa luz ultravioleta para desinfetar trens e ônibus na cidade.O anúncio foi feito na última terça-feira por autoridades de trânsito. "Este é o primeiro teste dessa natureza no mundo", observou Patrick Foye, CEO da Metropolitan Transportation Autorithy (MTA) em conferência de imprensa.
O MTA vai gastar U$ 1 milhão para adquirir 150 lâmpadas ultravioletas de uma startup e começar a primeira fase da testagem em Nova York com a esperança de erradicar o vírus da COVID-19 de sua frota de trens e ônibus.
A luz ultravioleta é uma tecnologia experimentada e efetiva em salas de emergência e cirurgia em hospitais, advoga Foye. "Eu não quero dar falsas esperanças a ninguém, mas há dados suficientes para crer em resultados promissores".
A luz ultravioleta é uma forma de radiação eletromagnética capaz de destruir germes. Se bem sucedido, o sistema, que será implementado a partir da próxima semana, pode se perenizar no transporte público de Nova York .