O mercado de trabalho precisou se adaptar à luz da COVID-19 , mas algumas das mudanças podem se perenizar mesmo quando a pandemia acabar. É o que sugere a pesquisa feita e divulgada pela Kenoby, consultoria de recrutamento e solução. O levantamento revela que os profissionais acreditam em maior adesão do home office pelas empresas no futuro.

home office
shutterstock
Home office

A pesquisa visa entender o cenário e como a área de RH tem se comportado diante da crise da saúde e ouviu diretores, gerentes, coordenadores e assistentes com o objetivo de mapear essa nova forma de trabalho à distância e as relações entre as pessoas. 90% dos profissionais ouvidos acreditam que o home office será uma realidade para as empresas após a pandemia de COVID-19.

Leia também: Pesquisa sugere brasileiro menos consumista no pós-pandemia

Além desse número alto de pessoas que afirmaram que o trabalho em casa é o futuro das empresas, o levantamento, realizado entre os meses de março e abril deste ano, com a participação de 1.300 profissionais, mostrou que 65% das empresas foram afetadas pela crise e essas já colocaram um plano de ação em prática.

Cerca de 29% estão estruturando uma estratégia e 6% das empresas não foram afetadas pela crise. O foco da pesquisa foi empresas com até 500 funcionários, dos setores de tecnologia, saúde, educação e indústria.

Sobre a rotina do trabalho remoto, 49% apontaram que parte dos funcionários já trabalham remotamente, 42% disseram que todos já trabalham e 9% ainda não trabalham à distância. Com relação ao suporte técnico fornecido pela empresa, 44% apontaram que todos os profissionais receberam condições para trabalhar remotamente, 42% que foi disponibilizado apenas para algumas áreas e 14% não obtiveram esse suporte, a exemplo de computador, telefone e internet.

Leia também: Empresas usam internet para vendas e relação com clientes

Quando perguntados se a empresa já havia formulado a política de  home office  antes da crise, 57% responderam que não, 38% sim para algumas áreas e 5% sim para toda empresa. Sobre os temas que estão buscando no momento, 61% apontaram gestão de pessoas, 47% home office, 36% trabalho remoto, 33% em como aumentar a assertividade nas contratações e 32% recrutamento digital.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários