Os pequenos negócios estão no olho do furacão da crise ensejada pela pandemia do novo coronavírus. Alguns empreendedores, no entanto, têm conseguido resistir a esta aterradora fase com criatividade, positividade e perseverança e vislumbram até mesmo a possibilidade de lucro. 

empreendedorismo e criatividade
shutterstock
empreendedorismo e criatividade

Alexandra Bertolo Avancini, por exemplo, transformou sua empresa de etiquetas numa fábrica de máscaras. A empresa está produzindo de 15 a 18 mil máscaras por dia, e tem expectativa de produzir 30 mil ao dia até a próxima semana.

Proprietária da Visual Etiquetas, Alexandra conta em entrevista ao portal Sebrae que a empresa não estava preparada para a crise e viu-se num impasse: demitir ou não. “Não queríamos gerar o desemprego e nem reduzir o valor do pagamento de nossos colaboradores. Graças à mobilização de toda a nossa equipe e da minha família, conseguimos fazer o remanejamento de funções e desenvolvemos rapidamente o nosso novo produto, as máscaras. Conseguimos, também, adaptar os nossos equipamentos de produção de etiquetas para a produção de máscaras”.

Ela observa que a rapidez com que se posicionou diante do problema foi crucial. “Estávamos fazendo o curso Líder Coach, do Sebrae, e aproveitamos demais o apoio que nos foi dado. Montamos e-commerce, entramos no Mercado Livre e articulamos vendas no Whatsapp. Não focamos somente nas grandes vendas, precisamos também suprir a nossa comunidade. Fazemos entregas na cidade para muitas pessoas que não podem sair de casa".

Rosiene dos Santos Sousa, proprietária da creche Arca de Noé, em Vila Velha, vem conseguindo driblar a crise provocada pelo novo coronavírus. Em entrevista ao portal de notícias do Sebrae, ela falou sobre a evolução de sua estratégia. “No início, nos reunimos com toda a equipe da creche e traçamos estratégicas para dar o melhor suporte possível às crianças e suas famílias. Foram montados grupos de Whatsapp para cada turma. As professoras interagem por vídeo, videoaula, videochamada e ainda disponibilizam atividades para serem feitas pelas crianças. Caso algum familiar prefira, também pode marcar horário para retirar as atividades no nosso espaço físico. Temos sido bastante elogiadas pelos pais pela forma que estamos interagindo com nossos alunos”.

Rosiene também procurou os pais para negociar. “Nos reunimos com a equipe financeira e avaliamos que poderíamos dar um desconto de 40% na mensalidade. A maioria aceitou e outros conversamos pessoalmente para entender a situação. Estamos à disposição dos familiares e estamos com ótimas expectativas para o futuro do nosso trabalho”, afirma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!