Celular virou uma forma genérica de chamar os aparelhos atualmente no mercado, inclusive os smartphones
Reprodução/Freepik (freepik.com)
Celular virou uma forma genérica de chamar os aparelhos atualmente no mercado, inclusive os smartphones

Você já teve dúvida se deve chamar seu aparelho de celular ou smartphone? Apesar de parecer não ter importância, os dois termos não são exatamente sinônimos e podem gerar confusão dependendo do contexto. Hoje em dia, praticamente todo mundo usa o termo “ celular ” para se referir a qualquer telefone móvel. Mas a verdade é que existe uma diferença técnica entre eles e saber disso pode ajudar até mesmo na hora de comprar um novo.

Para que tudo fique mais claro, a palavra “ celular ” é um termo genérico, usado para qualquer tipo de telefone portátil que se conecta a redes móveis. Isso inclui desde os aparelhos mais simples, que servem basicamente para chamadas e envio de SMS, até os mais modernos, com acesso à internet, câmera de alta definição e centenas de funções. 

O celular comum, aquele que muitas vezes ainda é usado por pessoas que priorizam simplicidade  ou que não possuem intimidade com a tecnologia, costuma ter recursos limitados. São aparelhos básicos, com teclado físico, tela pequena e poucas funções. Não rodam aplicativos, não têm loja de apps, não acessam Wi-Fi e sua conexão costuma se limitar às redes 2G ou 3G. 

Por outro lado, o smartphone é um tipo específico de celular. Ele conta com um sistema operacional inteligente, como Android ou iOS, que permite baixar aplicativos, usar internet de alta velocidade, tirar fotos de alta qualidade, rodar jogos, acessar redes sociais, plataformas de vídeo, fazer pagamentos por aproximação e muito mais. 


Confusão comum

A confusão entre os dois termos acontece porque hoje a imensa maioria dos celulares vendidos no mercado já é vendida como smartphones. Por isso, o uso da palavra virou uma forma genérica e aceita para se referir a qualquer aparelho. 

No uso cotidiano, chamar um smartphone de celular não está tecnicamente errado, mas é uma forma simples de falar. Um exemplo bobo e que deixa tudo mais claro, é como agimos diariamente ao chamar qualquer tênis de “tênis”, mesmo que existam tipos diferentes.

Atenção na hora de comprar

Ainda assim, quando se trata de informação precisa, como em especificações técnicas, comparativos ou buscas em lojas online, saber diferenciar os termos pode fazer toda a diferença na hora de comprar. 

Se você quer um aparelho simples, sem acesso à internet ou aplicativos, está procurando um celular básico. Se precisa de uma ferramenta completa para estudar, trabalhar, tirar fotos, se entreter e acessar todos os recursos digitais, o que você precisa é de um smartphone.

Fato é que o uso dos dois termos vai depender do nível de precisão que o contexto exige. Em conversas informais, ninguém vai te corrigir por falar “ celular ” ou “ smartphone ”. Mas se você estiver explicando a alguém a diferença entre um e outro ou analisando qual comprar, vale a pena ter conhecimento. No fim das contas, todos os smartphones são celulares, mas nem todo celular é um smartphone. 

SMARTPHONES EM OFERTA NA AMAZON HOJE


*A equipe do IG Mais produziu este conteúdo de forma independente. Compras realizadas através dos links da matéria podem gerar comissões e receitas ao IG, por meio de parcerias comerciais. O IG não se responsabiliza pela experiência de compra; qualquer dúvida ou reclamação deve ser direcionada ao lojista do produto.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!