
Para quem sempre acreditou que jogar videogame era sinônimo de ficar parado na frente da TV, os dispositivos portáteis chegaram para provar justamente o contrário. O Nintendo Switch, por exemplo, faz sucesso entre crianças, jovens e até mesmo adultos fãs dos games por conta da possibilidade de começar uma partida na sala, continuar no ônibus e finalizar ao chegar no trabalho. Mas será que em pleno ano de 2025, ainda vale a pena comprar?
A verdade é que para quem procura um console versátil, a resposta pode ser mais simples do que parece: ainda vale a pena. O Nintendo Switch conta com um catálogo repleto de jogos e que se destaca justamente pela proposta híbrida. Com tela própria e controles destacáveis, os famosos Joy-Con, o dispositivo pode ser usado de três formas: no modo TV (console tradicional); no modo portátil, com os controles acoplados para jogar em qualquer lugar; ou no modo mesa, apoiado sobre uma superfície e com os Joy-Con em mãos, ótimo para partidas rápidas entre amigos.
Os controles Joy-Con contam com vibração HD, giroscópio, acelerômetro e possibilidade de uso individual para multiplayer local, transformando o jeito de jogar. Assim a proposta é ir além de um simples controle, mas sim ser uma extensão da sua interação com o jogo.
Jogos para todas as idades
Outra grande vantagem do Switch é sua biblioteca de jogos. São títulos para todos os gostos e idades: clássicos da Nintendo como Mario, Zelda e Pokémon dividem espaço com jogos independentes, produções de terceiros e um sistema com cada vez mais opções digitais. E o dispositivo não possui bloqueio de região, o que significa que você pode comprar games de qualquer lugar do mundo.
A compatibilidade com multiplayer local para até oito consoles e o modo online, acessível via assinatura Nintendo Switch Online, ampliam as possibilidades de interação. E o bom é que o Switch foi feito justamente para todos: adolescentes, adultos, crianças, mães e pais podem encontrar jogos que chamem a sua atenção
Para adultos que procuram um videogame para presentear uma criança especial, o Switch permite limitar tempo de uso, monitorar jogos acessados e proteger os pequenos de conteúdos inapropriados.
Modelos disponíveis
Quem busca um Nintendo Switch pode escolher entre o modelo tradicional (híbrido), o Lite (exclusivamente portátil) ou o OLED (com melhorias de tela e som). Há também o novo Switch 2, lançado em 2025, com atualizações em tela, performance e funcionalidades, mas que, naturalmente, custa mais.
Por isso, o Switch OLED ainda é uma opção relevante, especialmente pelo custo-benefício e pelas melhorias oferecidas quanto ao tradicional. Atualmente, o Nintendo Switch OLED está em oferta na Amazon: de R$ 2699 por R$ 2500, com opção de parcelamento em até 12x sem juros.
O Nintendo Switch é um console que se adapta a você e, principalmente, ao seu espaço, apostando na flexibilidade e na diversão. Clique aqui e confira as ofertas disponíveis do dispositivo!