Courtney Henning Novak, escritora estadunidense que viralizou recentemente ao ler e se impressionar com o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, clássico nacional do escritor Machado de Assis , cumpriu sua promessa de ler mais livros do autor e diz estar “obcecada” pelo livro “ Dom Casmurro ”, outro grande clássico da literatura brasileira.
Ao ler o livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, Courtney o elegeu como seu novo livro preferido, superando o livro “Orgulho e Preconceito”. Ela então se apaixonou pela literatura brasileira e disse que iria consumir mais obras clássicas do Brasil. O livro escolhido foi outro de Machado de Assis, a quem ela diz amar, o “Dom Casmurro”
Já na primeira leitura de Dom Casmurro, a escritora estadunidense ficou com uma pulga atrás da orelha pois, para ela, este talvez seria seu novo livro preferido, desbancando “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Courtney apresenta Machado de Assis dizendo que ele é um “tesouro”, que o mundo inteiro deveria conhecê-lo e que deveria estar na mesma prateleira que William Shakespeare.
Courtney então traz a clássica questão do "Capitu traiu ou não traiu Bentinho?". Primeiramente Courtney brinca dizendo que sente ciúmes de que os brasileiros tenham esse debate literário e que acha muito legal. Então ela diz que é "time Capitu", que a personagem não traiu Bentinho pois, na opinião dela, o narrador não é confiável e é destruído por seu próprio ciúme.
Mais uma vez, a escritora estadunidense viraliza ao ler mais um clássico de Machado de Assis , mostrando que temos no Brasil muita riqueza cultural em todas as esferas. Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira e, além de “ Dom Casmurro ”, ele também é autor de outros clássicos como “ Memórias Póstumas de Brás Cubas ”, “ Quincas Borba ”, “ Helena ” e “ O alienista ”.
Mais livros de Machado de Assis
*O iG Mais pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo.