Escritora estadunidense viraliza falando sobre o livro de Machado de Assis
Reprodução: Internet
Escritora estadunidense viraliza falando sobre o livro de Machado de Assis

Courtney Henning Novak é uma escritora estadunidense que criou um quadro no TikTok para ler livros ao redor do mundo onde ela escolhe um país com base nas letras do alfabeto e lê um livro local. Na vez do Brasil, ela escolheu ler um clássico de Machado de Assis e se surpreendeu com a qualidade do livro, dizendo que não seria possível ler outra obra tão boa quanto essa.

O livro em questão é o " Memórias Póstumas de Brás Cubas ", um dos grandes clássicos de Machado de Assis e do Brasil. Courtney brinca dizendo que o livro teria "atrapalhado" seu projeto de ler livros pelo mundo escolhendo países por ordem alfabética pois, já na letra B, se deparou com o "melhor livro já escrito", como diz em seu vídeo que viralizou no Brasil e nos Estados Unidos e já conta com quase 1 milhão de visualizações no TikTok.

Ainda faltando 100 páginas para concluir a leitura do livro, Courtney diz não se importar se nestas 100 páginas restantes só tivessem a palavra "banana" impressas 10 mil vezes, pois já era o melhor livro e, por conta disso, teria que intercalar seu projeto de ler livros ao redor do mundo com o projeto de aprender português pois, para ela, se a tradução já era de qualidade, não poderia imaginar o "quão bom seria em português".

Após concluir a leitura, Courtney postou um novo vídeo, que já conta com mais de 200 mil visualizações, onde diz que acha que este é seu novo livro preferido, superando "Orgulho e Preconceito". A escritora compara os 160 capítulos do livro à batatas fritas, pois você fica querendo "ler só mais um, apenas mais um... mas, ao contrário da batata, ele não te faz se sentir gorduroso. Me deixou muito alegre". Courtney diz que “Memórias Póstumas de Brás Cubas” deveria fazer parte do cânone da literatura ocidental e que gostaria de ter lido o livro durante seu ensino médio.

Além de " Memórias Póstumas de Brás Cubas " que, após o vídeo de Courtney, passou a ser o livro mais vendido na Amazon dos Estados Unidos na categoria "Literatura Latino-Americana e Caribenha", Machado de Assis (1839-1908) escreveu outros clássicos como " Dom Casmurro ", " O Alienista ", " Quincas Borba ", " Helena ", dentre tantos outros livros que fazem o escritor carioca estar na mais alta prateleira na história da literatura brasileira.

Mais livros de Machado de Assis

*O iG Mais pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!