Uma dificuldade muito comum entre os proprietários de carros é saber a hora certa de trocar o óleo de motor do veículo. O lubrificante é essencial para que o automóvel funcione bem, evitando o atrito entre as peças do motor e o consequente desgaste delas. Caso essa manutenção não ocorra periodicamente, o condutor poderá ter problemas.
Além da sua função principal - lubrificar - o óleo de motor também mantém a temperatura correta do carro, limpando inclusive toda a sujeira gerada pela combustão. E, por isso, é tão importante saber o tipo certo do fluido para ser usado durante uma revisão.
O óleo de motor semissintético da Ipiranga, por exemplo, é indicado para carros da Fiat, Volkswagen e Chevrolet. Desenvolvido para motores flex - gasolina e a etanol - é produzido com tecnologia Nano Armor, capaz de criar uma “armadura” de proteção extra e garantir muito mais durabilidade das peças. Nesta semana, com 26% de desconto , o produto com 1L está saindo por R$28,88.
A grande maioria dos veículos informa quando se está próximo da próxima troca de óleo de motor. Geralmente o símbolo de uma lamparina acende no painel do veículo e permanece em evidência mesmo com o carro ligado e em movimento. Quando isso acontece, não tem jeito: é preciso recalcular a rota e ir para a oficina mecânica mais próxima.
Mas nem sempre se deve contar apenas com os indicadores do painel. O recomendado mesmo é que a troca de óleo de motor de um automóvel seja realizada a cada 5 mil quilômetros rodados ou 6 meses desde a última ida ao mecânico - isso porque com o tempo o fluido acaba ficando mais grosso. Também é fundamental que o serviço seja feito com um profissional de confiança. Se isso não acontecer, os riscos de bater o motor são altos. Os produtos, entretanto, podem ser comprados por um menor preço pelo e-commerce .
É preciso lembrar que um automóvel com o motor funcionando bem representa não só a economia na próxima revisão, mas também a diminuição no consumo de combustível no dia a dia. Dentro dessa projeção de economia, para evitar contratempos, outra marca de óleo de motor bem recomendada pelos especialistas é a Havoline . Com alta performance, o lubrificante é indicado para motores de 4 tempos Flex, a gasolina, etanol e GNV de automóveis, SUVs, pickups, comerciais leves, equipamentos móveis e estacionários.
No caso dos veículos um pouco mais antigos, recomenda-se o óleo de motor da marca AcDelco , pensado para motores com mais de 10 anos de uso.
OFERTAS EM ÓLEO DE MOTOR
*O iG Mais pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo.