Não tem sido uma semana fácil para o cinema americano. Depois de cenas lamentáveis no Oscar, em que o ator Will Smith estapeou o comediante Chris Rock após não ter gostado de uma piada, Hollywood recebe a notícia de que Bruce Willis está pausando a carreira em virtude de um diagnóstico de afasia, uma lesão no cérebro que afeta a linguagem e a capacidade de comunicação.
A aposentadoria forçada de Bruce Willis aos 67 anos cai como uma bomba. Primeiro porque o astro, embora tenha perdido relevância, se manteve bastante ativo - somente em 2022 está creditado em 11 lançamentos -, e segundo porque o alemão radicado nos EUA ostenta uma carreira celebrada e com mais altos do que baixos. O tipo de carreira que paira acima da condescendência típica de siuações como a que Willis se vê agora inserido.
O ator "aconteceu" tarde, mas foi uma força indesviável depois disso. Não é segredo que fez sucesso na TV americana com o seriado "A Gata e o Rato" (1985 -1989) e que o hit o colocou no filme que definiria o cinema de ação daí para frente, "Duro de Matar" (1988).
O maior astro de ação dos anos 90 revisitou seu legado na sopa de testosterona de Sylvester Stallone com "Os Mercenários" (2010) e "Os Mercenários 2" (2012). Também o fez nos divertidos exemplares de "RED - Aposentados e Perigosos".
Leia Também
Willis sabia rir de si e o fez em ótimas comédias de ação como "Tiras em Apuros", "Meu Vizinho Mafioso" e "O Último Boy Scott". Também esteve presente em alguns filmes que penetraram a cultura pop como "O Quinto Elemento", "O Sexto Sentido" , "Os 12 Macacos", "Armageddon", "Pulp Fiction - Tempos de Violência" e "Sin City - A Cidade do Pecado".
Provou ser ator de bons dotes dramáticos, a despeito de nunca ter recebido uma indicação ao Oscar, em produções como "A Guerra de Hart", "Corpo Fechado", "A História de Nós Dois" e "O Chacal".
Sua filmografia repleta de altos, começou a ficar em baixa mais recentemente, com produções feitas direto para o VoD, mas Willis foi um artista que jamais teve receio de experimentar. Suas incursões pela música , inclusive, podem ser muito apreciadas. É possível fazer a compra internacional de uma raridade musical envolvendo o ator, um músico muito melhor do que muitos se dão conta. Trata-se de Classic Bruce Willis: The Universal Masters Collection , que pode ser comprado na Amazon.
Quadro Duro de Matar
Quadro com Impressão fotográfica em alta resolução
R$ 46,40
Confira 10 ótimos filmes de Bruce Willis presentes no Prime Video :
- "16 Quadras"
- "Red: Aposentados e Perigosos"
- "Pulp Fiction: Tempos de Violência"
- "Fora de Controle"
- "Looper - Assassinos do Futuro"
- "A Guerra de Hart"
- "12 Macacos"
- "Moonrise Kingdom"
- "Xeque-Mate"
- "Vida Bandida"
* O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo