Embora a indústria tenha enfrentado uma série de obstáculos por conta da pandemia de Covid-19, como restrições às compras e interrupções no fornecimento de suprimentos, as marcas globais conseguiram manter sua posição no mercado. Especialmente aquelas que investiram em potencializar a experiência omnichannel (estratégia do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa).
Neste contexto, 2020 foi o ano do e-commerce. Prova disso é que grupos demográficos que resistiam às compras online, a exemplo dos consumidores mais maduros, aderiram ao modelo. E mais: houve o boom do consumo de categorias de varejo pouco comercializadas no digital até então, como os itens de primeira necessidade.
A empresa que melhor capitalizou nesse esquadro foi a Amazon que ampliou sua liderança no ranking de maiores varejistas globais produzido pela Kantar. O e-commerce norte-americano está avaliado em US$ 683,8 milhões, número que aponta um crescimento de 64% em comparação à última edição. Vale ainda destacar que esta é a primeira vez, desde que a lista é elaborada, que uma companhia atinge mais de US$ 500 milhões em valor de marca.
O top 10 é dominado por empresas norte-americanas e chinesas, mas a liderança da Amazon é folgada. Para se ter uma ideia, a Alibaba, segunda do ranking, mesmo com um crescimeno de 29% acumolou "apenas" US$ 196 milhões.
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