A pandemia mudou os hábitos de muita gente, especialmente no que diz respeito à prática de exercícios físicos. Muitos simplesmente abandonaram essa atividade, enquanto outros alteraram a rotina com exercícios ao ar livre ou em casa e, com o avanço da vacinação, uma quantidade considerável já se sente segura para retornar à academia.

Exercícios com faixa elástica para fazer em casa
Reprodução/Amazon
Exercícios com faixa elástica para fazer em casa

Se a academia ainda não faz parte dos planos para o restante de 2021, é importante ter em mente que malhar em casa não precisa ser um bicho de sete cabeças. É possível, por exemplo, fazer exercícios de queima calórica e tonificação muscular com faixas elásticas

Na loja virtual da Amazon é possível comprar esse acessório, disponível em diferentes modelos e faixas de preço. É possível consultá-los aqui

O iG Mais preparou uma lista com sete exercícios para fazer com as faixas elásticas

  • Agachamento (12 a 15 repetições)

Coloque a faixa acima dos joelhos e adote uma postura atlética, com os pés afastados na largura dos ombros, o peito ereto e o abdômen contraído. Agache-se até que os joelhos fiquem dobrados em cerca de 90 graus. 

A partir do final do agachamento, levante-se um quarto da distância total e abaixe mais uma vez, como um mini agachamento dentro do agachamento, antes de se levantar totalmente para completar uma repetição. Levante os joelhos contra a faixa durante todo o movimento. 

  • Agachamento pistola (12 a 15 repetições)

Coloque a faixa acima dos joelhos. Sente-se na beirada de um banco ou cadeira, de preferência a uma altura em que seus joelhos fiquem dobrados a 90 graus ao sentar (quanto mais alto o assento, mais fácil). Incline ligeiramente o tronco para a frente, de modo que o peito fique na frente dos quadris.

Em seguida, levante um pé do chão por uma polegada ou mais, e com o pé oposto firmemente plantado no chão, fique de pé sobre aquela perna até que esteja totalmente estendida. Retorne lentamente à posição sentada para uma repetição. Mantenha um espaço consistente na largura do quadril entre os joelhos durante todo o movimento.

Você viu?

  • Abdominal lateral (de 15 a 20 repetições de cado lado)

Coloque-se de lado sobre um colchonete dobrando o braço para apoiar seu peso com o antebraço. Em seguida, ponha a faixa elástica rodeando os tornozelos em uma distância curta para que, assim, possa fazer mais força.

Então, coloque pés juntos e eleve a perna que tiver em cima até o mais alto que conseguir. Depois, baixe lentamente a perna e, sem chegar a tocar a outra, volte a subi-la.

  • Abdominal superior (3 séries de 15 repetições)

Sente sobre o colchonete esticando completamente as pernas e mantendo as costas retas. Em seguida, coloque a faixa elástica na planta de seus pés e segure cada extremo com um de seus braços.Eleve levemente os pés do solo e comece a dobrar e esticar as pernas jogando as costas para trás, muito levemente. Mantenha esta posição até fazer 15 repetições de encolhimento de pernas.

  • Abdominal inferior (3 séries de 2 repetições)

Deite-se no solo de barriga para cima e eleve às pernas e eleve as pernas no angulo de 90º. Coloque uma faixa elástica em cada pé e segure com as mãos colocando-as no centro de seu ventre. Estique as pernas completamente e mantenha as costas apoiadas no solo. Movimente as pernas de forma intercalada aproximando-as e afastando-as de si sem chegar a dobrá-las.

  • Scott de bícipes (20 repetições)

Prenda a faixa elástica em um lugar na alura da cintura. Pegue cada extremo com uma mão, estique bem os braços e deixe as costas retas. Por fim, leve os antebraços para trás até que os punhos toquem o rosto.

  • Glúteos em pé (20 repetições para cada perna)

Coloque a faixa em volta dos tornozelos e fique com os pés afastados na largura do quadril. Envolva os músculos centrais, transfira o peso para uma perna e, com a perna oposta, chute lentamente para trás cerca de 15 a 20 centímetros. Inverta o movimento com controle e, com o pé levantado, bata suavemente no chão logo atrás do pé plantado.

É possível conferir outras dicas de exercícios com faixas elásticas aqui

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!