Já falamos aqui sobre as uvas cabernet sauvignon, merlot e pinot noir. Hoje, para te ajudar a se especializar um pouco mais no assunto, daremos sequência ao tema comentando as características de mais alguns tipos de uva.

Carménère

A carménère é a uva mais emblemática das vinícolas do Chile. Mas, antes de ganhar esse status de uva mais popular na produção dos tintos chilenos, a carménère foi uma das mais cultivadas na região Bordeaux, no início do século XIX. Os vinhos feitos com carménère possuem cor rubi com reflexos violáceos, são encorpados, apresentam uma combinação de aromas de frutas pretas e vermelhas maduras, terra molhada e pimenta preta. Quando bem amadurecida, a uva gera vinhos ricos, com tons de cereja e notas de café e de chocolate. Os vinhos carménère combinam com pratos à base de carnes vermelhas com pouca gordura, além de harmonizar também com carne suína e aves.

undefined

Vinho Concha y Toro Reservado Carmenere 750ml

Aromas de frutas negras maduras, pimentão defumado, especiarias e nuances de ervas finas secas.


Malbec

Também originária da região francesa de Bordeaux, as uvas malbec ganharam o mundo e são, atualmente, as principais uvas produzidas na Argentina, especialmente em Mendoza. Os vinhos malbec são conhecidos pela sua coloração violeta-escuro e por possuir aroma marcante e o sabor intenso, com notas de frutas vermelhas como ameixa e amora, que permanece na boca por mais tempo. Além disso, são bastante frescos, encorpados e com uma acidez bastante balanceada. Harmonizam muito bem com carnes vermelhas. É indicado que os vinhos malbec sejam servidos em temperaturas entre 16 ºC e 18 ºC.

undefined

Vinho Tinto Malbec Santa Helena Reservado 750ml

Aroma de frutas vermelhas. ameixa, especiarias.


Chardonnay

Trata-se de uma das uvas que produzem vinhos brancos mais conhecidas no mundo. A chardonnay é considerada a uva mais adaptável do mundo pelo fato de ser possível produzi-la em praticamente todas as regiões. O vinho chardonnay é encorpado e com uma textura cremosa. Uma de suas características mais marcantes é a riqueza aromática, podendo incluir notas de frutas brancas, ervas, especiarias. Harmoniza com bacalhau, purês, massas com molho branco, frutos do mar e risotos.

Você viu?

undefined

Vinho Branco Chardonnay Gato Negro 750ml

Aromas tropicais com notas de pêssego, abacaxi e baunilha.

Quer conhecer um pouco mais sobre esse incrível mundo dos vinhos? Então O guia essencial do vinho: Wine Folly é para você. Com abordagem imparcial e prática, é um guia indispensável tanto para iniciantes quanto para iniciados. Com explicações claras e acessíveis, reúne informações imprescindíveis sobre as uvas mais cultivadas do planeta, ensina sobre harmonização com alimentos e até mesmo a degustar e a servir a bebida. Tudo isso com um projeto gráfico inteligente e intuitivo que é um verdadeiro convite a uma taça.

O Guia Essencial do Vinho: Wine Folly

Preço : R$ 44,39

Editora : ‎ Intrínseca

undefined

O Guia Essencial do Vinho: Wine Folly

O guia dos vinhos do século XXI.


Para pesquisar outras opções, veja a seguir alguns tipos de vinho disponíveis na loja virtual da Amazon.

Vinhos de vários rótulos disponíveis na Amazon

* O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!