Um dos primeiros produtos criados pela indústria nacional, o filtro de barro é uma invenção genuinamente brasileira. Estima-se que o filtro de barro seja fabricado no país desde o início do século passado. Tudo começou com a chegada de imigrantes italianos e portugueses, que trouxeram na bagagem velas para filtrar água, já existentes na Europa.

O filtro de barro fornece água pura, livre de contaminantes, perfeitamente adequada ao consumo humano
Pixabay
O filtro de barro fornece água pura, livre de contaminantes, perfeitamente adequada ao consumo humano

De início, as velas eram discos, feitos de pedra porosa e colados com cera na base do vaso. Com o passar dos anos, as velas foram sendo aperfeiçoadas até chegarem ao modelo atual: uma camada externa de cerâmica porosa e, internamente, prata coloidal e carvão ativado. A prata coloidal esteriliza a água, matando germes e micro-organismos; já o carvão ativado elimina o cloro presente na água, que, apesar de ser um excelente bactericida e atuar na purificação da água que chega às nossas residências, deve ser retirado dela antes de ela ser bebida.

O filtro de barro é um dos melhores equipamentos existentes no mercado para a filtragem da água encanada que chega a qualquer residência. A água sai do filtro perfeitamente adequada ao consumo humano, livre de contaminantes e impurezas. Além da purificação da água, os filtros de barro proporcionam água fresquinha, já que eles têm a propriedade de diminuir a temperatura da água em até 5 graus em relação à temperatura ambiente.

Antes de comprar seu filtro de barro, certifique-se de que ele possui o selo do Inmetro, o que garante a qualidade do produto, e de que a vela seja do tipo tripla ação. Para manter seu filtro sempre eficiente, limpe diariamente a sua parte externa com um pano úmido, para evitar que se forme uma camada branca, muitas vezes confundida com mofo, mas que, na verdade, trata-se de um fenômeno chamado “eflorescência”, o qual ocorre devido aos sais minerais presentes na água e que não fazem mal algum à saúde. Além disso, lave as velas a cada quinze dias, apenas com água corrente e uma esponja limpa. Lembre-se ainda de que você deve substituir as velas a cada seis meses ou de acordo com o tempo especificado pelo fabricante.

Quer melhorar o bem-estar da sua família oferecendo água pura, fresquinha e gostosa? Então confira algumas opções de filtro de barro abaixo.

Veja alguns filtros de água disponíveis na loja virtual da Amazon

* O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários