Vamos combinar que nesse friozinho beber uma taça de vinho é tudo bom, não é mesmo? Mas como escolher um vinho em meio a tantas opções e variedades de rótulos existentes no mercado? Para tentar deixar essa tarefa um pouco mais fácil para você, selecionamos algumas informações sobre os principais tipos de uva usados na fabricação de vinho. Confira abaixo.

Cabernet Sauvignon

Originária da região de Bordeaux, no sudoeste da França, sua versatilidade propiciou que saísse do território francês e se difundisse mundo afora. Conhecida como “a rainha das uvas tintas”, a cabernet sauvignon é, provavelmente, a uva mais utilizada na produção de vinhos tintos em todo o mundo.

Os vinhos cabernet sauvignon caracterizam-se pela cor profunda, pelos taninos discretos, complexos aromas de frutas maduras, como a ameixa e o cassis, além de notas que rementem ao café, pimenta, tabaco ou sabores terrosos. Para apreciar todas as nuances de um bom vinho cabernet sauvignon, é recomendado que a temperatura máxima na qual a bebida deve ser armazenada fique em torno dos 18 °C. Harmonizam com pratos de sabor intenso, como bacalhau e queijos fortes.

undefined

Vinho Concha y Toro Reservado Cabernet Sauvignon 750ml

Apresenta cor rubi intensa, aroma de frutas vermelhas e chocolate.




Merlot

Também originária da região de Bordeaux, seu nome refere-se, supostamente, à semelhança dos seus cachos maduros com a penugem do pássaro melro-preto (chamado de merle na França), comum nos vinhedos dessa região.

Você viu?

Essas uvas produzem vinhos bastante encorpados porém macios, com textura suave e aveludada, sabor rico e acidez média. As notas aromáticas dominantes do merlot geralmente remetem a frutas pretas, como ameixa e jabuticaba, a ervas, como alecrim e orégano, e a especiarias, como canela e noz-moscada. Para harmonizar com um bom vinho merlot, recomendam-se pratos à base de queijos duros e carnes vermelhas, como a fraldinha ou filé-mignon.

undefined

Vinho Tinto Merlot Santa Helena Reservado 750ml

Leve e frutado.


Pinot Noir

A uva pinot noir é uma das mais tradicionais da França, sendo considerada por muitos a mais elegante. É originária da Borgonha, região que tem como sua principal característica a produção de vinhos leves e delicados, considerados extremamente sofisticados.

Para quem está começando a adentrar o universo dos vinhos, os rótulos produzidos a partir da pinot noir são excelentes opções, já que contam com menos taninos, aromas frutados e menos estrutura, sem mais fáceis de beber. Harmonizam com carnes leves, como aves e salmão, além de frutos do mar, cremes, sopas e massas com molho mais leves e vegetais.

undefined

Vinho Tinto Pinot Noir Gato Negro 750ml

Frutado e fresco.

Confira mais alguns vinhos à venda na loja virtual da Amazon e aproveite para planejar uma noite de inverno bem romântica e saborosa.

Escolha seu vinho favorito para harmonizar

* O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!