Com tantos smartphones disponíveis no mercado e tantos modelos de cada fabricante, é comum ficar em dúvida sobre qual aparelho comprar. Antes de tudo, porém, o consumidor deve avaliar quais são as suas reais necessidades e exigências e quanto pretende gastar. O próximo passo é pesquisar, dentro da faixa de preço estabelecida, os modelos existentes e comparar suas especificações técnicas. Fique de olho nos 7 itens a seguir para fazer a escolha certa.

Se você é do tipo viciado em apps, deve atentar para o processador e a memória
Thomas Ulrich/Pixabay
Se você é do tipo viciado em apps, deve atentar para o processador e a memória


Processador

O processador é o “cérebro” de um celular. Quanto mais rápido ele funciona, melhor. Fique atento ao que aparece nas especificações. Quad-core (quatro núcleos), hexa-core (seis núcleos), octa-core (oito núcleos) etc. Quanto mais núcleos ele possuir, melhor ele será, pois isso permitirá que ele rode mais aplicativos em segundo plano e evitará que ele trave.

Memória RAM

É a memória RAM que, junto com o processador, é a responsável pelo desempenho do aparelho e pela execução de um app ou game. Quanto mais memória, melhor o desempenho. Os aparelhos “de entrada”, que são os mais básicos, têm 1 ou 2 GB de memória RAM, o que faz com que travem mais. Prefira aqueles que têm acima de 3 GB. Os intermediários têm 4 GB e os top de linha têm 6 GB ou mais.

Armazenamento interno (memória ROM)

É nessa unidade de armazenamento que ficam guardados os arquivos recebidos ou salvos, os áudios, os GIFs, as músicas, os apps, os jogos, entre outros, ou seja, se refere à quantidade de espaço para armazenar arquivos. Prefira aqueles modelos que oferecem, pelo menos, 32 GB de memória ROM. Se puder investir um pouco mais, o de 64 GB é ideal para evitar a superlotação do aparelho. Analise também se o aparelho permite a expansão da memória com um cartão MicroSD, o que lhe dará a chance de expandir o espaço de armazenamento usando um chip.

Rede móvel

Este item se refere à conexão do aparelho com a internet disponibilizada pela sua operadora, ou seja, quando, ao sair de casa ou do trabalho, por exemplo, você se desconecta de uma rede wi-fi para utilizar o serviço de internet móvel. Prefira aqueles modelos que oferecem conexão 4G, o que faz com que dados e informações sejam trocados com maior velocidade e segurança. Enquanto nas redes 3G a velocidade de downloads é de 2 Mbps (megabits por segundo), por exemplo, nas de 4G ela é de 3 a 5 Mbps.

Câmeras frontal e traseira

Se você é do tipo que gosta de tirar fotos e selfies, deve atentar aos megapixels (MP) e à abertura focal. Quanto mais MPs, maior a resolução e a definição da foto, e maior a possibilidade de ampliá-la sem que ela fique distorcida. A partir de 5 MP, obtém-se selfies com qualidade para postar nas redes, mas as câmeras dos melhores aparelhos têm de 12 MP para cima. Já a abertura do foco de 1.7 ou 1.8 resulta em imagens com maior qualidade. Os modelos com mais de uma lente frontal ou traseira oferecem um leque maior de recursos para fazer cliques com mais detalhes, mais profundidade, noturnos etc.

Qualidade da tela

A resolução de tela é a quantidade de pixels do display. Entre as opções HD (1280 x 720 pixels), Full HD (1920 x 1080 pixels) e Quad HD ou 2K (2560 x 1440 pixels), fique com uma das duas últimas. A diferença entre elas e a HD é notória: o texto e as imagens são mais definidos e as cores são mais vivas. Outro fator que você deve reparar é a densidade de pixels, ou ppi: quanto maior o número de ppi, maior a riqueza de detalhes da imagem – escolha aquele com mais de 300 ppi.

Bateria

Fique de olho na capacidade de carga dos modelos, ou seja, na quantidade de energia que ele é capaz de armazenar. Ela é medida em miliampères/hora (mAh). Procure escolher um aparelho que tenha a partir de 3.000 mAh. O tempo de autonomia do aparelho também é um item importante: os melhores são aqueles que podem passar no mínimo 1 dia inteiro sem precisar recarregar.

Confira alguns modelos de smartphone em promoção


* O iG pode ganhar comissão sobre as vendas originadas a partir deste artigo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!